Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Dia de Finados é feriado nacional?

O Dia de Finados foi estabelecido como feriado nacional pela Lei nº 10.607 de 2002. Neste dia, bancos, repartições públicas, escolas e o comércio estão fechados

Nesta quinta-feira, dia 2 de novembro é feriado nacional. Quando é comemorado o Dia de Finados. Após a Reforma Protestante, a celebração do Dia de Finados foi fundida ao da Festa de Todos os Santos na Igreja Anglicana, posteriormente desmembrada no século XIX. A observância da comemoração foi restaurada em 1980, como “festividade menor” intitulada “Comemoração dos Fiéis Defuntos”.

O Dia de Finados para os cristãos é uma data para rezar por quem já morreu. Nessa oração, o pedido é que as almas que estão no purgatório aflitas, esperando o momento de entrar para o Reino dos Céus, tenham consolo e seu tempo no purgatório possa ser reduzido.

Segundo a tradição católica, a atividade sobre o Dia de Finados não se resume apenas em rezar durante a data. A Igreja propõe que sejam realizadas indulgências como: realizar a confissão sacramental, comungar e rezar na intenção do santo pontífice, o Papa Francisco.

Os brasileiros têm o hábito de no Dia de Finados ir ao cemitério visitar os túmulos, rezar pelos mortos, levar flores e acender velas. Também são realizadas missas em ação de graças pelos entes queridos que já faleceram. Os cemitérios celebram missas e até funcionam em um horário diferenciado.

Leia também | 10 Desenhos dos anos 90 que toda criança assistia

Quando começou a ser feriado nacional?

O Dia de Finados foi estabelecido como feriado nacional pela Lei nº 10.607 de 2002. Neste dia, bancos, repartições públicas, escolas e o comércio estão fechados. Shoppings funcionarão em horários especiais.

Os bancos voltam a ter atendimento normal na sexta-feira (03). Além disso, tanto no sábado (04) quanto no domingo (05) as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes para a realização de transferências e pagamento de contas.

Segundo os bancos, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não ocorra, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 2 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, sexta-feira, dia 3 de novembro.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), informou que os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado)”.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.