Apenas saber falar português não basta para escrever de modo correto, já que existem diversas "pegadinhas" e "enrascadas" na nossa língua mãe - Foto: arquivo/ CanvaPro.
O português é lindo, cheio de charme, mas não podemos negar: às vezes, parece que ele foi feito para confundir! Uma das dúvidas mais frequentes de quem escreve (e até de quem não escreve tanto assim) é sobre o uso correto de S, SS, Z, X e Ç. Mas calma! Apesar de parecer um quebra-cabeça, com algumas regrinhas práticas e dicas simples, dá para acertar sem grandes dificuldades.
Então, se você quer entender melhor esses mistérios da nossa língua, vale a pena conhecer os detalhes desse assunto. O português pode ser desvendado.
O S é o verdadeiro coringa da nossa escrita. Ele aparece em vários contextos, mas nem sempre é fácil saber onde colocá-lo. Aqui vão algumas regras para facilitar:
Mas, claro, decorar regras ajuda, mas praticar é ainda mais importante.
Se o S sozinho já causa dúvida, o SS também não fica atrás. Ele aparece para marcar o som forte de /s/ no meio de palavras e, geralmente, vem em situações específicas:
O Z é usado em diversas situações, mas tem uma característica especial: ele ajuda a dar aquele toque vibrante no final das palavras. Veja só:
O X pode parecer um vilão, mas, na verdade, ele segue algumas regras bem claras (embora não seja perfeito). Vamos às principais:
O Ç tem um papel bem específico: marcar o som de /s/ em lugares onde, normalmente, um C teria som de /k/. E aqui estão as principais situações para usá-lo:
O português, sendo o que é, tem suas exceções e palavras que fogem das regras. Algumas você vai aprender na prática e outras podem até demandar uma boa consulta ao dicionário. Por exemplo, palavras como casa (com S) e casar (também com S) não seguem as mesmas lógicas.
Além disso, é importante lembrar que algumas palavras têm escrita parecida, mas significados diferentes, como sessão, seção e cessão.
Veja mais, mas ainda hoje:
O português pode parecer complicado, mas com paciência, prática e atenção, fica muito mais fácil. Afinal, ele é como aquele amigo meio difícil no começo, mas que, quando você entende, vira um companheiro para a vida toda!
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…