Direitos da viúva garantidos pela lei
Saiba mais sobre os direitos da viúva assegurados por lei e como funciona a pensão por morte do Instituto Nacional do Seguro Social.
Quando o marido falece, a viúva tem direito a alguns benefícios previdenciários, garantidos pela legislação brasileira. Esses direitos variam conforme a situação do casal, como a idade do marido, tempo de contribuição, regime de previdência, entre outros fatores.
Uma das principais garantias da viúva é a pensão por morte, sendo um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para as pessoas que dependiam financeiramente do segurado que faleceram.
Leia +: 5 mentiras que as pessoas contam sobre a pensão por morte e você acredita
Pensão por morte do INSS
Segundo o advogado especialista em direito previdenciário, Dr. André Luiz Oliveira, a pensão por morte é destinada aos familiares, companheiros e dependentes do falecido. “A viúva tem prioridade para receber o benefício, mas além da pensão por morte, a viúva pode ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, caso o marido já estivesse aposentado ou tivesse preenchido os requisitos para se aposentar antes de falecer”, esclarece ele.
Nesse caso, o advogado diz que uma viúva pode receber a aposentadoria do marido, quando atender aos requisitos legais para isso e na forma prevista pelo INSS.
“No entanto, se o marido ainda não estiver aposentado, a viúva pode ter direito à aposentadoria por idade, quando tiver completado a idade mínima e tenha cumprido o tempo mínimo de contribuição exigido pela legislação previdenciária”, enfatiza o Dr. André.
Leia +: 5 documentos obrigatórios para pedir a pensão por morte do INSS em 2023
Dependência econômica do falecido
Para garantir esses direitos, a viúva deve procurar o INSS o mais rápido possível, apresentando os documentos necessários para comprovar o vínculo conjugal e a dependência econômica do falecido.
Em caso de dúvidas ou dificuldades para obter os benefícios, é recomendável buscar o auxílio de um advogado especializado em direito previdenciário.
É fundamental conhecer esses direitos e lutar por eles, garantindo assim a proteção e a segurança financeira da família em um momento tão difícil como a perda de um ente querido.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.