Faixa Azul da Avenida Governador Agamenon Magalhães. | Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Muito provavelmente você já deve ter dirigido sobre a faixa de ônibus, mesmo que por um curto período não é mesmo? Entretanto, como a maioria das pessoas desconhece se é permitido conduzir um veículo na faixa de ônibus, se existem situações que permitem ou não.
Para início de conversa, a faixa de ônibus, como seu próprio nome sugere, é uma pista exclusiva destinada para o transporte coletivo, onde é permitido a passagem apenas de ônibus, transporte escolar e de emergência e táxis.
Todavia, é permitido também a circulação de veículos comuns na faixa de ônibus, mas somente em casos específicos, como o acesso a garagens, conversões com retorno. Sendo assim, vamos descobrir a seguir as consequências de ser flagrado dirigindo na faixa de ônibus, e já podemos adiantar que dói no bolso.
O motorista que for flagrado conduzindo veículo na faixa de ônibus sofrerá com uma multa no valor de até R$ 293,47, além de tomar sete pontos na carteira. Saiba que essa é uma infração gravíssima.
Existem apenas algumas situações especiais que permitem a condução de veículos na faixa de ônibus, como, por exemplo, emergências, escolas ou veículos oficiais.
Além disso, em algumas cidades e estados do país, também é permitido utilizar a faixa de ônibus exclusivamente em:
Todavia, é fundamental que o motorista se atente as placas de sinalização que possam indicar tais exceções, caso não haja sinalização, não arrisque!
Assim como a maioria das multas, é totalmente possível recorrer caso seja penalizado por conduzir seu veículo na faixa de ônibus.
Entretanto, esse é um processo um tanto quanto burocrático e que costuma levar certo tempo, logo, o recomendado é não circular nesse tipo de local.
Caso você seja multado por algum tipo de descuido, existem situações em que você conseguirá recorrer da penalidade. Como, caso a placa do veículo não esteja visível ou legível, ou ainda se o seu veículo estiver em situação de emergência transportando doentes, ou pessoas com necessidades especiais.
Uma outra situação que permite recorrer desse tipo de penalidade ocorre quando o guarda de trânsito aplica uma infração em um trecho onde a faixa de ônibus não é devidamente exclusiva, como, por exemplo, em situações de obras.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…