Devido a crise gerada pela pandemia do Covid-19, muitos brasileiros tiveram seus estabelecimentos fechados, foram demitidos ou afastados do trabalho.
Com esse cenário muitos acabaram atrasando pagamento de contas, ou até mesmo se tornaram inadimplentes e isso pode ser um grande problema.
Porém, poucos consumidores endividados sabem, com quantos dias demora para o nome ir pro SPC ou Serasa.
Pensamos nisso elaboramos um artigo que vai te ajudar a esclarecer essa e outras dúvidas.
A sigla SPC está relacionada a dívidas e nomes sujos. No entanto, a maioria das pessoas dificilmente conhece a definição exata desta sigla que significa Serviço de Proteção ao Crédito.
O Serviço conta com uma estrutura de banco de dados composta por Câmaras de lojistas (CDL), que coleta informações do comércio de todo o país. Por meio de mais de 2.200 entidades em todas as capitais e cidades espalhados por todo o país.
Com o objetivo de Incentivar os brasileiros a usar o dinheiro de forma consciente e sustentável por meio da educação financeira e a capacitar os consumidores por meio de programas como o Cadastro Positivo.
A Serasa é uma empresa privada e hoje é referência em análises e informações relacionadas ao crédito, ela criou um banco de dados contendo anotações sobre dívidas vencidas e pendentes, cheques sem fundo, protestos de valores mobiliários e outros registros públicos e oficiais.
Atualmente, mais de 500.000 clientes realizam 6 milhões de consultas por dia.
Além dos registros sobre dívidas, a Serasa tem uma área exclusiva para ajudar as pessoas, o Serasa Consumidor.
Nela, você pode acompanhar o que está acontecendo com o seu nome e como resolver possíveis negativações.
A fonte de informação do SPC são os lojistas credenciados que informam os endividados, sejam eles comerciais ou despesas domésticas, como a conta de luz.
Já a Serasa se diferencia da SPC por receber dados de instituições financeiras, como bancos, que fornecem cheques sem fundos, nomes de dívidas vencidas (como dívidas de cartão de crédito) aos devedores.
Por isso podemos afirmar que a principal diferença entre elas está na forma de coletar dados dos consumidores.
Até agora conhecemos o que é a Serasa e o SPC e suas principais diferenças, mas vamos responder o questionamento de quantos dias demora pro seu nome “sujar”.
Você precisa entender que pode ser necessário o atrasado de um único dia de pagamento em uma conta.
Quando este atraso ocorre a empresa cobradora já tem o direito de cobrar o devedor, contando á partir do primeiro dia de pendência da dívida.
Normalmente empresas credoras demoram cerca de um mês para realizar essa cobrança, dando assim ao consumidor uma chance de quitar o valor que consta em atraso.
Então não existe um prazo mínimo específico para que o seu nome vá para o SPC ou Serasa e muitos consumidores não sabem disso.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…