Os ossos, estruturas que sustentam nosso corpo, podem ser vítimas de doenças traiçoeiras que se desenvolvem sem apresentar sintomas. Entre elas estão a osteoporose e a osteomalácia, que progridem sorrateiramente, fragilizando os ossos e aumentando o risco de fraturas graves.
No texto a seguir saiba mais sobre essas doenças silenciosas que podem atingir nossos ossos e quais são os seus fatores de riscos.
A osteoporose é uma doença prevalente, especialmente em mulheres após a menopausa. Ela se caracteriza pela diminuição da massa óssea e da qualidade dos ossos, tornando-os mais frágeis. A osteoporose não apresenta sintomas perceptíveis em seus estágios iniciais, sendo conhecida como “doença silenciosa”. As fraturas, geralmente em vértebras, quadril e punho, são os primeiros sinais de alerta, indicando um quadro avançado da doença.
Veja os fatores de risco
Você pode prevenir e tratar a osteoporose. Para isso, adote uma dieta rica em cálcio e vitamina D.Pratique atividade física regular
Mantenha um peso saudável. Evite o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.
Uma outra recomendação é realizar exames densitométricos ósseos e sempre seguir o tratamento médico com medicamentos específicos
Um dos grandes problemas de doenças nos ossos é a deficiência de vitamina D em nosso organismo. Isso pode levar a uma outra doença silenciosa nos ossos.
A osteomalácia, similar à osteoporose, também se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos. No entanto, essa doença está relacionada à deficiência de vitamina D, essencial para a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo. A osteomalácia pode se manifestar por dor óssea, fraqueza muscular, fadiga e deformidades ósseas.
As fontes de riscos são:
Para você prevenir a osteomalácia deve sempre ter uma exposição regular ao sol. Consumir alimentos ricos em vitamina D. Buscar suplementação de vitamina D, quando necessário. Procure logo um tratamento médico. Tudo é mais fácil quando é tratado no início.
Leia também | 10 leis mais bizarras já criadas no Brasil
Paget da Doença Óssea: Aumento anormal da reabsorção e formação óssea, podendo levar a deformidades e dor.
Osteomielite: Infecção óssea grave, geralmente causada por bactérias.
Tumores Ósseos: Crescimentos anormais nos ossos, benignos ou malignos.
Fique atento para evitar doenças nos ossos
Ao manter uma rotina de cuidados com a saúde óssea, é possível prevenir e tratar doenças silenciosas que afetam os ossos, garantindo uma vida mais ativa e com mais qualidade.
Consulte um médico para avaliação individualizada e orientação sobre os melhores métodos de prevenção e tratamento das doenças ósseas
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…