Imagens por @dcstudio / freepik
O começo do ano chegou e com a entrada de 2022 os brasileiros já se preparam para realizar mais uma declaração anual do imposto de renda de pessoa física.
Entretanto, saiba que não são todos os que estão obrigados a enviar a declaração, existem fatores que podem te isentar da declaração e no artigo de hoje falaremos sobre doenças que podem te isentar do imposto de renda.
Passar por uma doença é um momento muito doloroso e difícil, além disso, geram um grande custo para portadores de doenças graves, como médicos, exames, remédios, etc.
Quando falamos de aposentados e pensionistas do INSS não poderia diferir quanto às dificuldades passadas, e para ajudar esses segurados que se encontram doentes foi implantada a Lei n.º 7.713/88, que dispõe sobre a isenção do Imposto de Renda (IR) para essas pessoas.
Segundo o Artigo 6.º, a respectiva lei assegura aos portadores de doenças graves o direito a obter a isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) perante os valores recebidos pela aposentadoria, pensão ou reforma. Sendo as doenças previstas em lei as seguintes:
A solicitação da isenção não acontece de forma automática, por isso caso você possua alguma das doenças mencionadas será necessário solicitar a isenção.
Para isso será necessário procurar pelos serviços médicos oficiais da União, Estado, Distrito Federal ou Município, para ser possível emitir um laudo pericial capaz de comprovar a circunstância alegada.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…