Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Doenças transmitidas pelo beijo: sintomas e tratamento

Existem evidências de que o beijo já era praticado em civilizações antigas, como os egípcios e os gregos

O beijo é uma das manifestações afetivas mais comuns e agradáveis que existem no mundo. Beijar é uma forma de expressar seus sentimentos por outra pessoa. Os beijos estão presentes em todas as culturas e simbolizam amor, paixão, desejo, carinho e ternura.

Existem evidências de que o beijo já era praticado em civilizações antigas, como os egípcios e os gregos.

Para os egípcios, o beijo tinha um significado divino. Acreditava-se que, ao beijar alguém, a pessoa estava compartilhando sua alma com o outro. 

Para o povo do Egito Antigo, o beijo tinha um significado divino. Para eles, quando uma pessoa beijasse a outra, estaria compartilhando sua alma com o outro. 

Para os gregos, o beijo tinha uma forma de cumprimento e respeito. Entre eles, o beijo era praticado entre amigos e familiares.

Porém, essa forma de carinho também pode ter um outro lado nada agradável. Isso porque existem doenças que podem ser transmitidas pelo simples ato de beijar alguém.

As doenças mais comuns transmitidas pelo beijo podem ser infecções por vírus, bactérias e fungos quando em contato com a saliva ou gotículas de saliva, como gripe, mononucleose, herpes e caxumba.

Essas doenças têm duração curta, vão se curar sozinhas. Porém, em algumas pessoas podem acontecer o surgimento de complicações, como a propagação da infecção para outros locais do corpo, até mesmo atingir o cérebro.

Doenças transmitidas pelo beijo

Existem várias doenças que podem ser transmitidas pelo beijo. Entre elas estão:

Mononucleose

A Mononucleose é conhecida com a “doença do beijo”. É uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr. Os principais sintomas são fadiga, mal-estar, dor no corpo e febre.

O tratamento da mononucleose consiste na administração de medicamentos para controlar os sintomas, como dipirona ou paracetamol, repouso e ingestão de muitos líquidos. 

Herpes labial

Como jovens gostam de dizer, beijar na boca é muito bom. Porém, esse tipo de beijo pode transmitir o vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), que provoca feridas dolorosas nos lábios ou na boca.

Causam formigamento e dor, além de febre, mal-estar, dor de garganta e gânglios no pescoço.

No tratamento podem ser usadas pomadas com propriedades antivirais, por cerca de 4 dias, que ajudam a diminuir a multiplicação do vírus, evitando piorar ou transmitir para outras pessoas.

Gripe e resfriados

Ao beijar uma pessoa você pode ter contato com o vírus da gripe ou resfriado. Facilmente transmissíveis de pessoa para pessoa por meio da inalação de gotículas que ficam suspensas no ar quando uma pessoa infectada tosse, fala ou espirra. E também por meio do beijo.

A gripe causa febre que pode chegar a 40ºC, dores no corpo, dor de cabeça, coriza, dor de garganta e tosse seca.

Geralmente, os médicos recomendam para o tratamento de gripes e resfriados o uso de medicamentos analgésicos e antitérmicos, como dipirona ou paracetamol.

Leia também | Batata-doce: conheça os benefícios do alimento para a sua saúde

Sífilis 

Infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser transmitida pelo contato com feridas sifiliticas na boca ou nos órgãos genitais. Sua transmissão pode ocorrer pelo simples fato de beijar uma outra pessoa. Os sintomas variam de acordo com o estágio da doença.

A confirmação da doença é feita com raspagem das lesões e exames de sangue para confirmar a presença da bactéria.

A pessoa deverá realizar o tratamento indo a um clínico geral ou infectologista, que poderá recomendar a administração de antibiótico Penicilina diretamente na veia. 

Comentários estão fechados.