Os doramas conquistaram o coração dos jovens brasileiros. As séries asiáticas, principalmente as coreanas, japonesas e taiwanesas, com suas histórias de romance, fantasia e outros gêneros, vêm fazendo um enorme sucesso nas plataformas de streaming. O termo “dorama”, de origem japonesa, se popularizou e se tornou sinônimo de séries dramáticas asiáticas.
Mas você sabia que o dorama acabou chamando a atenção da Academia Brasileira de Letras (ABL)? A instituição cultural criada em 1897 com o objetivo de cultivar a língua e a literatura nacional, anunciou que o termo “dorama” passa a fazer parte do nosso vocabulário.
A ABL, em sua conta no seu Instagram oficial, publicou a palavra com seu significado:
“Dorama: substantivo masculino. Obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos, em geral com elenco local e no idioma do país de origem”.
A postagem também fez questão de explicar o termo. Os doramas foram criados no Japão na década de 1950 e se expandiram para outros países asiáticos, adquirindo características e marcas culturais próprias de cada território. A ABL também informa na sua postagem, que para identificar o país de origem, são usadas denominações específicas, como, por exemplo, os estrangeirismos da língua inglesa J-drama para os doramas japoneses, K-drama para os coreanos, C-drama para os chineses.
“A criação, o uso e a difusão de uma nova palavra ou expressão vêm da necessidade que temos de nomear algo que faz parte da nossa realidade ou que nossa inteligência e percepção foram capazes de identificar com mais intensidade”, explica a ABL.
A popularização dos doramas no país ocorreu de forma gradual, com a crescente influência da cultura pop asiática e o aumento da acessibilidade a plataformas de streaming.
A chegada dos doramas no Brasil está diretamente ligada à Onda Coreana, um fenômeno cultural que popularizou a música, os dramas e filmes sul-coreanos em diversos países.
Leia também | 9 doramas românticos picantes que você precisa assistir
O público dos doramas é bastante diversificado e abrange pessoas de todas as idades e origens. Mas as histórias costumam atrair mais jovens e adultos, especialmente entre 15 e 35 anos, mas também conquistam um público mais maduro.
Historicamente, as mulheres são a maioria do público dos doramas, mas cada vez mais homens estão se interessando por essas produções.
Existem muitas profissões que podem deixar um trabalhador mais feliz, fazendo ele se divertir enquanto…
Muitos filmes e séries tem se inspirado no ambiente dinâmico do mercado financeiro. Já tivemos…
Morar de aluguel no Brasil pode ser um grande desafio, portanto, encontrar um imóvel mais…
Existem alguns hábitos que podem acabar com a sua aparência, fazendo uma pessoa envelhecer mais…
Estamos em uma época que é uma das mais belas da humanidade. O Natal mexe…
Todo final de ano as pessoas começam a fazer suas promessas para mudanças que pretendem…