Dormir com luz acesa pode aumentar risco de diabetes / Imagem freepik
Você é daquelas pessoas que não conseguem dormir de luz apagada? Então você precisa ficar atento a um estudo que foi realizado, que relata que quem dorme com a luz acesa corre o risco de diabetes.
A exposição à luz durante o sono confunde o nosso relógio biológico interno, conhecido como ritmo circadiano. Esse ritmo controla diversos processos no corpo, incluindo o metabolismo da glicose, que está diretamente ligado ao diabetes.
O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, que acompanhou a saúde de 85 mil pessoas, entre 40 e 69 anos, e avaliou os níveis de luz a que eram expostas durante o dia. Os resultados da pesquisa foram divulgados na revista The Lancet Regional Health – Europe.
Os pesquisadores chegaram à conclusão que há uma relação entre a exposição à luz durante a noite e o diabetes tipo 2. Segundo a análise deles, as pessoas diagnosticadas com a doença possuíam mais probabilidade de terem sido expostas à luz entre meia-noite e às 6h da manhã.
Isso porque a luz à noite pode interferir na produção de hormônios como a melatonina, que regula o sono e está envolvida no controle do açúcar no sangue.
Além do diabetes, dormir com luz acesa também está relacionado a outros problemas de saúde, como:
Obesidade: A desregulação do sono e do metabolismo pode levar ao ganho de peso e à obesidade.
Hipertensão: A luz à noite pode aumentar a pressão arterial.
Doenças cardiovasculares: O sono de má qualidade, associado à exposição à luz, pode aumentar o risco de doenças do coração.
A pesquisa considerou fatores que poderiam influenciar o resultado, como qualidade do sono, alimentação, atividade física, consumo de álcool, entre outros. No entanto, os resultados conseguidos pelos pesquisadores, não provam a relação de causa e efeito entre esses fatores, mas servem, também, como alerta.
Leia também | 10 trabalhos extras para ganhar dinheiro em dezembro
Crie um ambiente totalmente escuro no quarto para dormir. Utilize cortinas blackout, evite luzes de aparelhos eletrônicos e mantenha o quarto o mais escuro possível.
Evite o uso de smartphones, tablets e computadores pelo menos uma hora antes de dormir. A luz azul emitida por esses dispositivos pode interferir na produção de melatonina.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…