Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

É verdade que o nome limpa depois de 5 anos?

Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que estão com o famoso nome sujo, ou seja, possuem negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa. 

No artigo de hoje explicaremos se o seu nome fica realmente limpo após 5 anos e se a dívida ainda pode ser cobrada, confira. 

Depois de 5 anos a dívida deixa de existir? 

A dívida não deixa de existir, entretanto, o seu nome sai dos órgãos de proteção ao crédito, após 5 anos daquela dívida. 

Para ficar mais claro vamos usar o exemplo de uma fatura de cartão de crédito que negativou seu nome por falta de pagamento, 5 anos após a negativação o seu nome será removido do SPC e Serasa.

Dizer que a dívida caducou ou prescreveu, não significa que ela simplesmente deixou de existir, quer dizer que após 5 anos você não pode mais ser negativado pelo mesmo débito, nem receber uma cobrança judicial sobre ele.

Como consultar se meu nome está sujo?

Segundo informações do Serasa, atualmente o Brasil tem cerca de 65 milhões de pessoas que se encontram com inadimplência dos seus débitos, ou seja, com o famoso nome sujo

Lembrando que estar com o nome sujo pode te dificultar na hora de conseguir linhas de crédito e financiamento junto a bancos e instituições bancárias, saiba como realizar a consulta do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. 

Consulta por meio do Serasa: você pode consultar seu nome no site do Serasa Consumidor de maneira bem simples, basta acessar o site, ir até à opção “Consulta CPF Grátis”, efetuar seu cadastro informando seus dados corretamente, como CPF, e-mail, data de nascimento e nome completo. 

Quando seu cadastro for concluído será possível utilizar a plataforma para identificar sua pontuação de crédito (score) e se possui alguma restrição junto ao órgão.

Consulta por meio do SPC: outro órgão de proteção ao crédito é o SPC, por meio dele você também pode consultar a situação do seu nome, porém, diferente do Serasa o procedimento não é realizado de maneira gratuita.

Será cobrado o valor de R$16,90 para ser possível que você monitore sua vida financeira e possíveis pendências.

Basta acessar o site do SPC Brasil, nele são disponibilizados vários planos para consulta do seu CPF e de terceiros, bastando apenas escolher o pacote desejado e realizar a consulta. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.