Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Egito Antigo: Confira 8 mitos e verdades

Conheça algumas curiosidades sobre o Egito e saiba quais são os mitos e verdades que cercam um dos países mais antigos do mundo.

O Egito é um dos países mais antigos do mundo, sua história é repleta de mitos e verdades que deixam toda a população mundial curiosa, seja sobre a política, religião ou as construções de um passado distante.

Confira abaixo oito mitos e verdades sobre o Egito Antigo:

Egito / Imagem freepik

1 – A Esfinge de Gizé sempre teve seu corpo visível?

Mito! Segundo estudiosos, nem sempre o corpo da famosa esfinge sem nariz ficou visível, o corpo da Esfinge de Gizé ficou por séculos e séculos escondido sobre as areias do misterioso Egito.

Leia também | Saiba quais são os 5 países mais antigos do mundo

2 – Os faraós eram tratados como deuses? 

Verdade! No Egito Antigo os faraós eram tratados como deuses encarnados, eles eram considerados descendentes de Rá ou Aton, o deus-sol na cultura do país. O povo do Egito acreditava que ele foi o primeiro governante do país.

3 – As pirâmides foram construídas por extraterrestres?

Mito! Essa pode até parecer ridícula, mas precisava estar presente nessa lista, muitas pessoas ainda acreditam que não existia tecnologia na época para o planejamento e construção das pirâmides, mas já foi provado que elas foram fruto de muito esforço e de trabalho árduo.

“Há muitas evidências de que essas tumbas são o trabalho de milhares de mãos terrestres”, afirma o National Geographic.

4 – Os faraós se casavam com as irmãs?

Verdade! Segundo a crença deles, para manter a “pureza” do sangue real, eles se casavam e mantinham relações com as próprias irmãs.

5 – A mumificação era somente para preservar o corpo?

Mito! No Egito Antigo, mesmo sendo verdade que a mumificação tinha como objetivo preservar o corpo, a crença era que essa prática era essencial para o espírito sobreviver depois da morte.

6 – Política e religião se misturavam?

Verdade! Como citamos anteriormente, como os faraós eram considerados divindades encarnadas, eles eram reconhecidos como autoridades políticas e religiosas, que recebiam adoração do povo. 

7 – A mumificação era apenas para os ricos?

Mito! A mumificação começou sendo feita apenas para os nobres, porém, com o passar dos séculos esse costume se popularizou e se estendeu para toda população.

Leia também | As 8 línguas mais antigas do mundo que ainda são amplamente utilizadas

8 – Os gatos eram realmente sagrados?

Verdade! Como já de conhecimento na cultura popular, os felinos eram realmente considerados sagrados na cultura egípcia. Os felinos eram associados à deusa Bastet, representada com corpo de mulher e cabeça de gato.

Comentários estão fechados.