Chamadas

Empregador pode reduzir o salário de seus funcionários?

Será que a empresa para qual você trabalha pode reduzir o valor do seu salário? A redução salarial é um tema importante e pode gerar dúvidas tanto para empregadores quanto para funcionários.

A legislação brasileira permite que uma empresa possa fazer a redução salarial de funcionários de forma temporária. Essa prática passou a valer em 1988, quando foi promulgada  a Constituição Federal.

Mas o trabalhador precisa ficar atento, para essa redução de salário acontecer, é preciso que haja uma Convenção Coletiva de Trabalho, que é um acordo feito entre empregadores e sindicatos. O sindicato, como representante dos empregados, tem força para negociar outros benefícios que compensem essa redução.

Quais são as condições para a redução salarial?

A redução é autorizada para empregadores que comprovarem, juridicamente, que passam por instabilidade econômica. Em 2020, devido a pandemia da Covid-19, foi autorizado também a redução por meio da diminuição da jornada de trabalho. Mesmo após esse período, é possível fazer a redução salarial (através da diminuição do expediente) desde que acordada por negociação coletiva.

Qual é o limite de desconto?

Mas regra para uma empresa realizar a redução permite a diminuição no valor de até 25% da remuneração dos funcionários. Mas esse percentual pode ser maior, desde que haja negociação com o sindicato. Essa regra vale até mesmo para quem recebe salário mínimo. No entanto, a Constituição Federal estipula que esse valor não pode ser reduzido.

A redução salarial é temporária?

De acordo com a legislação brasileira, essa redução é temporária e deve ser aplicada apenas enquanto persistirem as condições de instabilidade econômica que justifiquem a medida. Assim que a situação se normalizar, os salários devem ser restabelecidos.

Leia também | Entendendo os dias 15 dias iniciais de afastamento

Por que algumas empresas optam por cortes salariais?

Na maioria das vezes as empresas só recorrem a redução salarial em casos de dificuldades financeiras. Também é uma forma de manter todos os funcionários contratados. Um exemplo disso, foi que aconteceu com a Eletrobras que propôs recentemente uma redução de 12,2% na remuneração de empregados que recebem até R$ 15,5 mil como parte de um plano de redução de custos e demissão voluntária.

Se a empresa para qual você trabalha deseja fazer uma redução salarial, busque ajuda de um advogado especializado em direito trabalhista para obter orientações específicas relacionadas ao seu caso. 

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

The White Lotus: 3ª temporada já tem data para estrear

Para quem estava esperando pela terceira temporada de "The White Lotus", pode comemorar, a série já…

57 minutos atrás

Veja 7 profissões para quem gosta de trabalhar com eventos

Existem pessoas que adoram organizar aniversários, shows, palestras e todos os tipos de eventos, existem…

3 horas atrás

Os 7 países com mais oportunidades para trabalhadores brasileiros

Existem muitos países que oferecem oportunidades de trabalho e estudo para os brasileiros, descobrir quais…

6 horas atrás

Conheça 10 situações em que você pode sacar o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma reserva que pode ajudar…

8 horas atrás

Os 7 animais mais venenosos do mundo

O mundo está repleto de animais venenosos que podem surpreender muito as pessoas, existem algumas…

14 horas atrás

8 Doramas que vão mexer com suas emoções

O mundo se rendeu às séries televisivas sul-coreanas. Elas conquistaram o coração do público com…

15 horas atrás