Chamadas

Empresas têm até quinta-feira para pagar a segunda parcela do 13º salário

Muitos trabalhadores estão contando os dias para receber a segunda parcela do 13º salário. Vão ter direito as pessoas que exercem alguma atividade com carteira assinada.

De acordo com as regras trabalhistas, a última parcela do 13º salário deve ser paga até quarta-feira (20). Muitos trabalhadores atualmente aproveitam a grana extra para quitar dívidas ou fazer algum tipo de investimento.

Quitar dívidas

Para quem deseja usar a segunda parcela do 13º para quitar dívidas, pode fazer uma renegociação por meio do programa Desenrola Brasil, que permite o contato entre empresas e devedores para quitar o débito e limpar o nome. Caso você queira renegociar suas dívidas, saiba que poderá pagá-las à vista ou em até 60 meses, com juros de até 1,99% ao mês. 

O Programa Desenrola Brasil foi prorrogado até 31 de março de 2024, e os usuários com conta bronze no GOV.BR já podem acessar a plataforma de renegociação de dívidas do governo federal. 

A prorrogação é válida para a faixa 1, que consiste nas negociações feitas  diretamente na plataforma de renegociação do Desenrola, programa emergencial de renegociação de dívidas privadas de pessoas físicas inadimplentes. 

Já a faixa 2, que inclui as negociações feitas diretamente com os bancos e outros credores, continua sendo válida até 31/12. Portanto, a partir de janeiro, as negociações serão feitas exclusivamente pela plataforma. 

Qual o valor da segunda parcela do 13º salário?

Lembrando que a primeira parcela foi paga no dia 30 de novembro sem nenhum tipo de desconto. Ela geralmente é calculada pela metade do último salário bruto recebido, normalmente o de novembro — ou seja, a remuneração registrada na carteira.

A primeira parcela corresponde a 50% do valor total do benefício, sem descontos. No entanto, a segunda parcela do 13º salário virá com descontos, sendo eles INSS e Imposto de Renda. 

Leia também | Veja as séries e filmes para você assistir no Natal

Como calcular?

Você pode calcular o valor que irá receber de 13º. Neste caso, divida o salário bruto por 12 meses para encontrar a média mensal do salário. Em seguida, multiplique a média mensal pelo número de meses trabalhados. 

Caso você tenha trabalhado o ano todo, receberá o salário integral. Se o empregado começou no meio do ano, o cálculo é feito proporcionalmente aos meses trabalhados.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

8 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

9 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

12 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

12 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

12 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

13 horas atrás