Enem 2024: veja todas as mudanças do Sisu para este ano!
Se você tem o sonho de ingressar em uma universidade pública, se atualize sobre o Enem, veja o que mudou no Sisu de 2024!
O resultado do Enem 2023 foi divulgado na última terça-feira, dia 16 de janeiro de 2024, com a divulgação, muitos estudantes já começaram a se preocupar com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024, que teve algumas mudanças.
Utilizando a nota do Enem é possível que os candidatos concorram a vagas nas universidades públicas de todo o Brasil, por meio do Sisu, entretanto, é preciso se atentar às regras do programa para poder concorrer às bolsas.
Nos próximos tópicos nós vamos te atualizar sobre as mudanças realizadas no Sisu para este ano, se atualize sobre o Enem 2024 e não tenha surpresas.
O Sisu
Como citamos anteriormente, com o Sisu, o estudante pode concorrer a vagas em universidades e institutos federais, municipais e estaduais de todo o Brasil. Para conseguir uma bolsa basta se inscrever no programa e utilizar a nota do Enem realizado no ano anterior, no caso, a prova realizada em 2023.
As inscrições para a edição do Sisu 1°/2024 poderão ser realizadas no período de 22 de janeiro de 2024 até as 23h59m59s do dia 25 de janeiro de 2024. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 30 de janeiro deste ano, já a matrícula (para os aprovados) e o prazo de inscrição na lista de espera, vai de 30 de janeiro a 7 de fevereiro deste ano.
Podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada 2024 todos os candidatos que participaram da edição mais recente do Sisu (2023), obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem.
Leia+: Sisu 2024: mais de 23 mil vagas serão ofertadas só na Bahia
Enem 2024: veja as mudanças do Sisu para este ano
Este ano os estudantes que fizeram a prova no Enem em 2023 podem acabar se surpreendendo com algumas mudanças, confira abaixo o que muda no Sisu 2024:
- Apenas uma edição anual: o Sisu passa a ter apenas uma edição, diferente de anos anteriores, quando o sistema abrirá novas inscrições para o segundo semestre.
Desta maneira, a lista de espera será válida para o ano todo
- Atualização na lei de cotas: com as mudanças uma reserva de vagas específica para quilombolas será feita, além disso, o limite de renda para as cotas foi reduzido de um salário-mínimo e meio para um salário-mínimo por pessoa da família, o que equivale a R$ 1.420 (salário 2024).
Além disso, todos os estudantes concorrem inicialmente na modalidade de ampla concorrência, incluindo os cotistas. Desta maneira, os candidatos com as melhores notas já são selecionados, sem distinção.
- Não é mais possível escolher entre o primeiro ou segundo semestre: A seleção dos estudante ao primeiro ou segundo semestre vai acontecer com base na classificação das notas.
Comentários estão fechados.