Entenda como o ESG é benéfico para empresas e trabalhadores
Conheça mais e entenda como as práticas de ESG podem ser benéficas para as empresas e para os trabalhadores.
As práticas ESG podem ser benéficas para as empresas e para os trabalhadores, podendo ajudar os profissionais e as organizações, basta entender que este é um mercado em crescimento que tem muito a oferecer.
As sustentáveis, sociais e transparentes podem ajudar uma organização a aumentar seu faturamento e a melhorar sua imagem. Já os profissionais que se especializarem nesta área, vão poder acessar diversas oportunidades com ótimos salários.
Confira os próximos tópicos e entenda como o ESG pode ser benéfico para empresas e para os trabalhadores.
O que é o ESG?
A sigla vem do inglês ESG (Environmental, Social and Governance), engloba três pilares fundamentais:
- Pilar ambiental (E): trata sobre a redução do impacto das atividades empresariais na natureza e o uso de recursos naturais de maneira responsável.
- Pilar social (S): o social fala sobre como uma empresa deve se preocupar com as pessoas ao seu redor, como funcionários e a sociedade em geral.
- Pilar da governança (G): sobre uma organização que priorize uma gestão transparente, ética e com responsabilidade corporativa.
ESG, mesmo sendo uma sigla em inglês, é normalmente utilizada no Brasil para abreviar “Ambiental, Social e de Governança”. Com o “E” de Environmental funcionando como um “A” de Ambiental. A sigla “ASG” também pode aparecer em alguns portais.
Leia também | ESG: mercado com quase zero concorrentes e salários de R$ 16 mil
Benefícios para os trabalhadores
Realizar cursos na área de ESG pode te ajudar a faturar mais, existem diversos cargos que cada vez vão precisar de profissionais qualificados na área. É preciso entender que as práticas conscientes estão se tornando uma necessidade para empresas e não só um marketing.
Faça uma simples pesquisa no Google e se surpreenda com o número de empresas grandes como a Globo, Michelin e outras grandes organizações que estão contratando profissionais especializados em ESG.
Diversas oportunidades de ganhar salários acima da média estão nas práticas sociais e ambientais. Além disso, não só os especialistas são beneficiados, mas todos os trabalhadores que atuam em uma empresa que respeita os pilares do ESG, podem ter certeza que serão valorizados e respeitados.
Leia também | Investimentos em ESG: o que muda com a eleição de Trump?
Benefícios para as empresas
Uma pesquisa realizada pela Nexus chegou a conclusão que 26% dos brasileiros deixam de admirar empresas ou enxergam negativamente, quando as organizações não adotam as práticas de ESG.
Os empreendimentos que adotam as práticas sociais, ambientais e de transparência, vendem mais e fidelizam mais os clientes. Além disso, as empresas têm um marketing perfeito, aprovado pelo público, mas que não pode ser apenas imagem, as práticas conscientes precisam ser levadas a sério.
- “O conceito ASG traz uma nova maneira de olhar para a sustentabilidade financeira. Ele visa equilibrar o crescimento econômico com o cuidado com as pessoas e o meio ambiente”, afirma o Portal do Investidor.
As práticas ESG ajudam a sua empresa a conseguir crédito com as instituições financeiras e atrair investidores para o seu negócio e são importantes para o planeta, você estará ganhando credibilidade.
Comentários estão fechados.