Negócios

Entenda como o ESG é importante para as pequenas empresas

As práticas de ESG podem auxiliar pequenas empresas de diversas maneiras, é importante entender que elas ajudam o meio ambiente, os colaboradores e contribuem diretamente com o financeiro dos empreendimentos.

ESG (Ambiental, Social e Governança) é um indicador de impacto social e ambiental, que pode colaborar para o crescimento dos empreendimentos. Adotar práticas conscientes atualmente está muito além de apenas melhorar a imagem do seu negócio.

Confira os próximos tópicos como o ESG é importante para os pequenos negócios, entenda o que é e como você pode transformar o seu empreendimento.

O que é o ESG?

O termo ESG surgiu pela primeira vez em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2004, essa sigla ESG destaca três preocupações que todas as empresas precisam priorizar:

  • Environmental (Ambiental): a maneira como uma empresa deve se preocupar com meio ambiente, priorizando a preservação da natureza, reduzindo os impactos da atividade empresarial no mundo.
  • Social: a ligação que uma empresa deve ter com a comunidade que ela está inserida e com as pessoas à sua volta. A garantia dos direitos trabalhistas e o apoio à diversidade e à inclusão, são exemplos de ESG.
  • Governance (Governança): O “G” do ESG significa a maneira como uma empresa deve ser gerenciada, focando na transparência.

Leia também | Quanto tempo uma nova empresa leva para dar lucro no Brasil?

Como as práticas de ESG podem ajudar as pequenas empresas?

As práticas de ESG podem melhorar muito a imagem do seu empreendimento, com isso seu negócio pode conseguir mais credibilidade. Além disso, é possível conquistar mais clientes, investidores e crédito quando se foca na sustentabilidade e no social. 

As práticas sociais e sustentáveis aumentam as chances de conseguir crédito, as instituições financeiras concedem mais crédito para as empresas que valorizam os três pilares do ESG. 

Como citamos, além de conseguir empréstimos, é possível ter mais acesso a investidores com as práticas focadas na sustentabilidade e nos direitos humanos.

Leia também | 7 negócios inovadores que faltam abrir no Brasil

Os três pilares e suas contribuições

Redução de riscos: o foco nas práticas humanizadas e a valorização dos funcionários do ESG colabora para a sua empresa evitar processos trabalhistas, desta maneira a imagem do seu negócio vai se manter intacta e o financeiro não sofrerá por ter que pagar processos trabalhistas.

Economia: as práticas sustentáveis mandam uma mensagem positiva para o mercado, atraindo e fidelizando clientes para o seu empreendimento. Além disso, hábitos como a economia de água e luz vão ajudar a gastar menos.
Valorização: a transparência de uma empresa colabora para que ela valorize. Portanto, existe uma potencial valorização de negócios que sigam as práticas de ESG.

Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás