Negócios

Entenda como o ESG é importante para as pequenas empresas

As práticas de ESG podem auxiliar pequenas empresas de diversas maneiras, é importante entender que elas ajudam o meio ambiente, os colaboradores e contribuem diretamente com o financeiro dos empreendimentos.

ESG (Ambiental, Social e Governança) é um indicador de impacto social e ambiental, que pode colaborar para o crescimento dos empreendimentos. Adotar práticas conscientes atualmente está muito além de apenas melhorar a imagem do seu negócio.

Confira os próximos tópicos como o ESG é importante para os pequenos negócios, entenda o que é e como você pode transformar o seu empreendimento.

O que é o ESG?

O termo ESG surgiu pela primeira vez em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2004, essa sigla ESG destaca três preocupações que todas as empresas precisam priorizar:

  • Environmental (Ambiental): a maneira como uma empresa deve se preocupar com meio ambiente, priorizando a preservação da natureza, reduzindo os impactos da atividade empresarial no mundo.
  • Social: a ligação que uma empresa deve ter com a comunidade que ela está inserida e com as pessoas à sua volta. A garantia dos direitos trabalhistas e o apoio à diversidade e à inclusão, são exemplos de ESG.
  • Governance (Governança): O “G” do ESG significa a maneira como uma empresa deve ser gerenciada, focando na transparência.

Leia também | Quanto tempo uma nova empresa leva para dar lucro no Brasil?

Como as práticas de ESG podem ajudar as pequenas empresas?

As práticas de ESG podem melhorar muito a imagem do seu empreendimento, com isso seu negócio pode conseguir mais credibilidade. Além disso, é possível conquistar mais clientes, investidores e crédito quando se foca na sustentabilidade e no social. 

As práticas sociais e sustentáveis aumentam as chances de conseguir crédito, as instituições financeiras concedem mais crédito para as empresas que valorizam os três pilares do ESG. 

Como citamos, além de conseguir empréstimos, é possível ter mais acesso a investidores com as práticas focadas na sustentabilidade e nos direitos humanos.

Leia também | 7 negócios inovadores que faltam abrir no Brasil

Os três pilares e suas contribuições

Redução de riscos: o foco nas práticas humanizadas e a valorização dos funcionários do ESG colabora para a sua empresa evitar processos trabalhistas, desta maneira a imagem do seu negócio vai se manter intacta e o financeiro não sofrerá por ter que pagar processos trabalhistas.

Economia: as práticas sustentáveis mandam uma mensagem positiva para o mercado, atraindo e fidelizando clientes para o seu empreendimento. Além disso, hábitos como a economia de água e luz vão ajudar a gastar menos.
Valorização: a transparência de uma empresa colabora para que ela valorize. Portanto, existe uma potencial valorização de negócios que sigam as práticas de ESG.

Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

4 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

6 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

9 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

9 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

9 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

9 horas atrás