Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Errou! Estas coisas de Star Trek jamais acontecerão na vida real

Bateu aquela vontade de sonhar alto e imaginar um futuro cheio de tecnologia de ponta? Muita gente já fez isso no passado, inclusive os criadores de filmes e séries. Talvez um dos títulos mais emblemáticos de todos seja Star Trek.

No entanto, muitos conceitos que aparecem naquele ambiente jamais se concretizaram na vida real, mesmo que na época parecessem inevitáveis para o futuro.

Então vamos dar um rolê pelo universo de Star Trek e ver de perto 7 inovações incríveis que, por enquanto, ainda são pura ficção científica.

4 coisas das Star Trek que podem nunca acontecer

Star Trek / Imagem de Divulgação Prime Video

A série, que conquistou gerações desde os anos 60, continua a nos inspirar com suas ideias futuristas, mas será que algum dia essas tecnologias vão sair das telas e virar realidade? Vamos descobrir!

  • Projeto Gênesis: Transformando Desertos em Paraísos

Imagina só um dispositivo capaz de transformar um planeta deserto em um paraíso verdejante em questão de segundos. Essa é a ideia por trás do Projeto Gênesis, uma ferramenta revolucionária de Star Trek.

No universo da série, essa tecnologia prometia resolver problemas como a fome e a escassez de recursos, transformando mundos inóspitos em ecossistemas prósperos, prontos para serem colonizados.

Na vida real, a coisa é bem mais complicada. A criação de um ecossistema autossustentável é um processo que leva milhares de anos e depende de um equilíbrio delicado entre a química atmosférica, recursos hídricos e vida microbiana.

A nossa tecnologia atual ainda está longe, muito longe, de conseguir essa façanha. Mas, quem sabe um dia?

  • Sonda Mental Vulcana: Lendo Pensamentos como um Livro Aberto

Quem não lembra do Spock e sua habilidade de se conectar com a mente dos outros? A Sonda Mental Vulcana permitia a telepatia completa, leitura de pensamentos e até manipulação de memórias. É o tipo de coisa que faria qualquer detetive esfregar as mãos de empolgação.

Mas, por enquanto, isso é coisa de ficção científica mesmo, apenas em Star Trek. A ciência ainda não conseguiu explicar, muito menos desenvolver, algo próximo da telepatia. E, convenhamos, mesmo que fosse possível, as questões éticas seriam gigantescas.

Imagine a invasão de privacidade e os dilemas sobre o que significa ser um indivíduo?

E tem mais curiosidades ainda

  • Sintehol: Bebendo sem Ressaca, Que Maravilha!

Agora, vamos combinar que todo mundo já desejou um Sintehol depois daquela noitada. Em Star Trek, essa bebida simula os efeitos do álcool sem os efeitos colaterais negativos, como intoxicação, vício e, principalmente, a ressaca. É a solução perfeita para quem gosta de curtir sem sofrer no dia seguinte.

Só que criar um substituto do álcool que mantenha o prazer e corte os efeitos negativos é um desafio bioquímico enorme.

Até agora, a ciência não conseguiu encontrar uma fórmula mágica que consiga mexer com os efeitos do etanol no cérebro sem causar os problemas associados.

  • Holodecks: Realidade Virtual Elevada a um Novo Patamar

Por último, mas não menos importante, temos os Holodecks. Esses eram espaços de realidade virtual onde os personagens de Star Trek podiam se aventurar em cenários incríveis, treinar para missões espaciais ou até resolver crimes. Era uma experiência imersiva e interativa de cair o queixo.

A realidade virtual deu um salto nos últimos anos, mas ainda estamos longe dos Holodecks.

Para chegar lá, precisaríamos de avanços gigantes em inteligência artificial, tecnologia tátil e integração sensorial. Ainda temos um bom caminho pela frente até criar uma experiência tão realista.

Você vai querer saber também:

Star Trek errou ou apenas temos mais mistérios?

Star Trek nos dá um vislumbre de um futuro cheio de inovações tecnológicas que poderiam resolver muitos dos nossos problemas e melhorar a vida de todos. Mas, por enquanto, muitas dessas ideias permanecem no reino da ficção científica.

A ciência e a tecnologia estão avançando rápido, mas ainda temos muito o que aprender e desenvolver.

Enquanto isso, a gente continua se inspirando na criatividade e engenhosidade dos roteiristas de Star Trek. Quem sabe um dia, algumas dessas tecnologias não saem das telas e entram para o nosso cotidiano? Até lá, seguimos sonhando e imaginando um futuro melhor para a humanidade.

E não é isso que importa? Viver com os olhos no futuro e a mente cheia de possibilidades.

Comentários estão fechados.