Chamadas

Esquecimento: até é normal e quando devemos nos preocupar

Muitas pessoas em algum momento da vida vão esquecer de alguma coisa, de algum evento ou de uma data de aniversário de alguém próximo. Segundo os especialistas, o esquecimento é uma experiência comum, principalmente quando estamos chegando próximo da velhice. Porém, esquecer sempre de alguma coisa pode ser um sinal de alerta. Existem momentos em que devemos prestar atenção e considerar procurar ajuda especializada. 

Devemos levar em conta que esquecer pequenas coisas, como onde você guardou um objeto ou perder a noção do horário para tomar um medicamento, pode ser normal. Esse tipo de esquecimento não deve ser motivo de preocupação. No entanto, caso persistam por muito tempo ou causem sofrimento, é sinal que você deve procurar ajuda de um médico.

Quando devemos nos preocupar?

Devemos ficar preocupados quando o esquecimento começa a afetar as nossas atividades diárias. Isso é sinal que você precisa de ajuda. A falha de memória pode estar relacionada à morte de células cerebrais, resultando na perda de funções cognitivas.

Uma das doenças que levam uma pessoa ao esquecimento é o Mal de Alzheimer, que afeta 7% dos idosos. A doença mexe com a memória da pessoa. Elas começam a esquecer nomes, eventos ou até mesmo a pronúncia de palavras com frequência. Nesse momento, é hora de consultar um especialista.

Leia também | Conheça quais são os testes de dengue e quando deve ser feito

Quais fatores podem afetar a memória?

Existem fatores que podem afetar a sua memória. Como por exemplo, alteração ou privação do sono. Quando você dorme mal ou deixa de dormir, pode causar o surgimento de distúrbios neurológicos.

Outro motivo que pode ser um fator complicador é a falta de nutrientes como zinco, ferro, cafeína, vitamina B12, ômega 3 e fósforo que são essenciais para a função cerebral.

 As pessoas que estão estressadas ou deprimidas podem ter problemas de memória. Isso porque o estresse e a depressão podem afetar a energia disponível para a memória.

O uso de medicamentos também podem causar esquecimento. Alguns remédios para ansiedade e labirintite podem causar confusão mental e esquecimento.

Também o uso de álcool e drogas podem ser um problema não sua vida em vários aspectos, inclusive podendo afetar a sua memória. Maconha, álcool e cocaína interferem na consciência e prejudicam as funções cerebrais e neurológicas.

Você deve sempre lembrar que nem todo mundo é igual. Isso significa que o esquecimento pode ter várias causas diferentes de cada uma delas. Neste caso, você percebe que está esquecendo das coisas com frequência, deve logo consultar um neurologista para avaliação e orientação adequada.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

8 faculdades de 2 anos que pagam salários acima de R$ 3 mil

Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…

2 horas atrás

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

3 horas atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

15 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

17 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

20 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

20 horas atrás