Esse é o tempo médio que uma pessoa leva para criar um novo hábito
Está buscando mudar os seus hábitos e construir bons hábitos em sua vida? Então vai gostar de saber qual é o tempo médio para isso
Estamos descobrindo cada vez mais, como os hábitos são fundamentais para o desenvolvimento ou sabotamento de uma pessoa. Não há como negar, hábitos ruins levam a situações ruins, já hábitos bons, levam pessoas para bons caminhos.
Contudo, quem está em busca de mudanças e, está tentando criar novos hábitos, no caso bons hábitos, saiba que existe um estudo que ajuda a compreender qual é o tempo médio que uma pessoa leva até construir um novo hábito em sua vida.
Para esclarecer um pouco melhor, o hábito diz respeito a um comportamento repetido o número de vezes suficientes para que algo se torne automático, quando algo deixa de ser um esforço e passa a ser algo que você simplesmente faz.
Se você é uma pessoa que busca evoluir, seja pessoal ou profissionalmente, desenvolver bons hábitos vão te permitir crescer, melhorar, aperfeiçoar e consequentemente aumentar todo o seu potencial.
Leia também | Esse é o tempo médio que uma pessoa leva para ficar milionária
Tempo médio para criar um novo hábito
Uma pergunta que muitos de nós que queremos mudar nossos hábitos nos perguntamos é: quanto tempo será que leva para que um novo comportamento se torne um hábito? Apesar de ser uma pergunta comumente feita, infelizmente não há um número mágico e específico.
Não podemos chegar aqui e falar que se você fizer algo por X dias, a partir disso ele se tornará automático. Contudo, um estudo muito interessante publicado pela British Journal of Health Psychology, descobriu que é preciso uma média de 59 dias para conseguir formar com sucesso um novo hábito nutricional.
Outros estudos encontraram durações mais longa e mais curtas para o desenvolvimento de um novo hábito, independente de ser nutricional, comportamental ou o que seja. Por exemplo, um estudo do European Journal of Social Psychology, descobriu que são necessários em média 66 dias para se formar um novo hábito, com intervalo entre 18 e 254 dias.
Um fato muito interessante sobre o European Journal of Social Psychology, é que os pesquisadores descobriram que pular uma única vez o novo comportamento não possuí um impacto significativo na formação de hábitos, desde que a pessoa retome a atividade que queira tornar um hábito logo em seguida.
E o tempo para quebrar um hábito?
Quebrar um hábito, ou seja, não ter mais um hábito ruim é um fenômeno bem menos estudado por pesquisadores, mas como também envolve uma mudança de comportamento, o tempo necessário pode ser semelhante ao da formação de um novo hábito.
A tentativa de abandonar um mau hábito pode ser complicada pela persistência da vontade de continuar a atividade.
Às vezes, parece que a vontade de retomar um mau hábito nunca desaparece. Mas é importante lembrar que isso não é verdade. Adiar a ação indesejada pode nos ajudar a superar momentos difíceis e romper com antigos padrões.
Uma boa dica para vencer um hábito ruim é estabelecer um limite de tempo. Por exemplo, veja se você consegue passar dez minutos sem ceder ao hábito e, em seguida, aumente esse limite gradualmente.
Comentários estão fechados.