Os estados mais e menos desenvolvidos do Brasil / Foto freepik
Recentemente a Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no Brasil, juntamente com o ranking dos estados mais e menos desenvolvidos do país.
O Índice de Desenvolvimento Humano, se trata de uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano, são eles: a renda, saúde e educação.
Com base nos dados divulgados pela ONU é possível identificar quais são os estados mais e menos desenvolvidos do Brasil, o que pode justificar várias questões, como dificuldades para conseguir emprego e renda bem como os níveis de saúde e educação encontrados em cada um deles.
Com base nos dados do índice de Desenvolvimento Humano, o Distrito Federal é hoje o mais desenvolvido do Brasil, a região atingiu um índice de 0,814, em uma escala onde o valor máximo alcançável é 1.
Além do Distrito Federal, outros estados figuram com altos níveis de desenvolvimento, como São Paulo com um índice de 0,806, Santa Catarina com 0,762 e Minas Gerais com um índice de 0,774.
Conheça os estados mais desenvolvidos do Brasil:
Na parte baixo da lista, os estados do Norte e Nordeste acabam figurando em sua maioria por terem Índices de Desenvolvimento Humano menores, sendo o Maranhão o estado menos desenvolvido do Brasil, com um indicador de 0,676.
Seguido do Maranhão, outros estados que figuram com IDH baixo temos Alagoas com índice de desenvolvimento de 0,684, Amapá com índice de 0,688 e o Piauí e Pará empatados com indicadores de 0,690.
Conheça os estados menos desenvolvidos do Brasil:
Os indicadores mostram um cenário bem diferente do qual o Brasil enfrenta nos últimos 10 anos. Onde o país era visto com uma tendência vitoriosa na melhoria consecutiva até 2019 do IDH brasileiro e nos estados.
Contudo, após esse período o IDH brasileiro começa a sofrer inúmeras perdas, especialmente durante o período de pandemia, que mostram que ainda hoje o Brasil não se recuperou do período pandêmico enfrentado globalmente, um cenário que é exibido não só no Brasil como em vários países do mundo.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…