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Estudantes aprendem mais quando escrevem à mão, segundo estudos

Pesquisas comprovam que os estudantes aprendem melhor quando escrevem à mão, entenda como essa prática pode te ajudar.

Diversas pesquisas comprovam que os estudantes aprendem melhor quando escrevem à mão, conhecer mais sobre os detalhes desses estudos pode ser útil para auxiliar no seu aprendizado.

Existem dezenas de pesquisas, de diferentes países, que mostram como escrever pode ser mais eficiente do que digitar para fins educativos e que por mais difícil que possa parecer, acaba sendo melhor.

Confira nos próximos tópicos como escrever à mão pode ser útil para você.

Estudos 

Confira abaixo algumas pesquisas que comprovam a eficácia da escrita à mão:

  • Frontiers in Psychology: Uma pesquisa publicada no Frontiers in Psychology monitorou a atividade cerebral em alunos que escreviam à mão descobriu que essa prática aumenta os níveis de atividade elétrica em diversas regiões cerebrais interconectadas responsáveis ​​pelo movimento, visão, processamento sensorial e memória.
  • A base dos da NTNU: Baseado em estudo de 2014, Audrey van der Meer e Ruud van der Weel da Norwegian University of Science and Technology (NTNU) realizaram a pesquisa para comprovar que pessoas que digitam no computador estão apenas anotando as coisas sem pensar.
  • Escola públicas da Califórnia (EUA): este ano as crianças do 1º ao 6º ano das escolas públicas do estado norte-americano estão tendo novamente de aprender a escrever em letra cursiva. A escrita à mão havia sido excluída em 2010 das escolas californianas.

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Estudantes aprendem mais quando escrevem à mão

Buscando compreender as diferenças da atividade cerebral causada pela escrita à mão e pela digitação, os pesquisadores da NTNU ajustaram a configuração básica do estudo de 2014 para obter resultados.

Audrey van der Meer e Ruud van der Wee colocaram eletrodos em uma rede de cabelo com 256 sensores que registraram a atividade cerebral de 36 alunos enquanto eles escreviam ou digitavam 15 palavras do jogo Pictionary que eram exibidas em uma tela.

Os resultados:

  • “Quando os alunos escreveram as palavras à mão, os sensores captaram ampla conectividade em muitas regiões do cérebro. Digitar, no entanto, levou a uma atividade mínima, se alguma, nas mesmas áreas. A escrita à mão ativou padrões de conexão abrangendo regiões visuais, regiões que recebem e processam informações sensoriais e o córtex motor”, afirma o artigo do site Scientific American.

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Explicação e conclusão

“Quando você está digitando, o mesmo movimento simples dos seus dedos está envolvido na produção de cada letra, enquanto que quando você está escrevendo à mão, você imediatamente sente que a sensação corporal de produzir A é totalmente diferente de produzir um B”, afirma van der Meer.

Portanto, com base nas pesquisas citadas aqui e em diversos outros estudos, é possível afirmar que estudantes aprendem mais quando escrevem à mão.

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