Durante muito tempo fui um entusiasta dos concursos públicos, mas confesso que nunca tive condições de explorar os grandes cursinhos, hoje bem mais acessíveis. Claro, que o preço a ser pago pesa de diferentes medidas para cada pessoa e cada situação. Mas uma questão recorrente sempre foi: será que dá para estudar sem gastar?
A resposta é sim, porém você precisa entender que existe um caminho a ser trilhado. Aliás, é possível conferir alguns relatos interessantes sobre o árduo caminho de estudar para concursos sem ter o apoio de um material “caro” como base.
Em um canal no YouTube, uma estudante aprovada chamada Bruna Araújo mostrou sua trajetória até a aprovação. Dotada de profunda humildade e empatia, a jovem revelou desde o início que estudou por conta própria, buscando e utilizando diversos materiais gratuitos disponíveis na internet.
Aprovação em concurso público sem gastar com material; aprenda
Bruna foi aprovada em 2 concursos estudando dessa maneira. Ela assumiu recentemente o cargo de escrevente técnico judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Diversos concurseiros “profissionais” conhecem bem esse cargo, sendo a “menina dos olhos” para grande parte dos estudantes.
Além desse cargo, Bruna também foi aprovada no último concurso da Polícia Civil de São Paulo (PC-SP), o qual contou com a temida prova oral, conduzida pelos delegados da instituição. Levando em conta o salário e outras condições, a concurseira optou pelo seu cargo no TJ-SP.
Isso quer dizer que ela não apenas passou estudando com materiais gratuitos, mas também que pode escolher o cargo que assumiu. Isso veio, claro, depois de quase 6 anos de estudo, mas os detalhes da história eu deixo para que os interessados conheçam em seu canal no YouTube:
Certamente, a história de Bruna serve como incentivo para muitas pessoas que almejam um cargo público, mas se intimidam pela falta de grana em arcar com os custos de um cursinho e de materiais específicos.
A jornada do concurseiro na internet em busca dos materiais gratuitos
Eu sei o quão confuso pode ser iniciar um processo de estudo para concurso. Afinal, são inúmeras matérias, conceitos inusitados e muita gente dando pitaco e ensinando fórmulas mágicas, quase inalcançáveis.
Você vai querer saber disso ainda hoje:
- Resposta surpreendente! É melhor prestar concurso ou seguir na iniciativa privada?
- Concursos para quem quer seguir carreira militar como oficial
- 50 doenças que impedem de assumir cargo público
Aliás, o que não falta é gente vendendo curso, mentoria, coach, material e muito mais para os concurseiros. Hoje, é possível gastar menos de R$ 70 por mês para acessar grandes cursinhos e estudar para quase qualquer concurso. No entanto, fora isso, existem sites de questões, mentorias e outros serviços que também encarecem consideravelmente o processo.
Por isso, um passo a passo pode ajudar você a encontrar materiais gratuitos e a dar o pontapé inicial no seu processo de aprovação:
- Passo 1: decida o concurso que quer prestar;
- Passo 2: procure o edital e elenque todas as matérias que serão abordadas nele;
- Passo 3: procure as matérias e disciplinas no YouTube e em sites de concurso, existe aula de quase tudo disponível na internet;
- Passo 4: procure provas de concursos anteriores para resolver as questões e realize simulados com essa prova;
- Passo 5: utilize aplicativos de memorização, como o Ank Pro;
- Passo 6: crie seus próprios materiais.
As matérias de direito estão entre as mais comuns de todos os concursos. Saiba que todas as leis expostas nos editais de concurso podem ser encontradas no site do planalto: www.planalto.gov.br.
Outras disciplinas como Português, Matemática, Raciocínio Lógico e Informática são facilmente encontradas em diversos sites e plataformas digitais gratuitas.
Atenção
Utilizar materiais gratuitos é possível, mas sempre será recomendado contar com orientação e outros materiais mais bem organizados de modo estratégico. Por isso, se você possui condições de custear um bom curso, o investimento valerá a pena. Caso contrário, tudo bem, siga o passo a passo anterior.
Comentários estão fechados.