Estudo de 70 anos diz que este é o segredo para criar filhos bem-sucedidos
Se você está buscando como criar filhos bem-sucedidos, então o maior estudo de todos os tempos com 70 mil crianças pode te dar a resposta
Se você é um pai ou mãe, muito provavelmente está buscando as melhores alternativas para criar os seus filhos, em busca de que eles se tornem pessoas responsáveis, respeitáveis e bem-sucedidos.
Mas, apesar de existirem várias orientações, dicas, conselhos que você pode pegar por aí. Talvez, um dos melhores direcionamentos que você possa ter, é o estudo que falaremos a seguir.
Se trata de um estudo que durou 70 anos, com 70 mil crianças, que nos diz exatamente quais são os segredos para criar filhos bem-sucedidos. Este se trata do maior estudo sobre desenvolvimento infantil da história.
O estudo em questão foi realizado por Harvard, que analisou por anos e anos, 70 mil crianças conforme elas passavam por suas vidas ao longo de um período de 70 anos, para ver como elas estavam se saindo em diversas situações diferentes como:
- Saúde
- Educação
- Prosperidade geral
Talvez você esteja se perguntando, no que uma infinidade de dados conduzidos por 70 anos, com milhares de crianças pode se resumir, certo? Segundo uma das autoras do estudo, Helen Pearson, a coleta de dados por tanto tempo, traz conclusões poderosas que precisam ser compartilhadas.
O que 70 anos de dados podem nos dizer sobre criar filhos?
Dentre milhares de dados coletados, a primeira lição, é a menos chocante, mas a mais frustrante: se possível, não nasça pobre. Como quase todo mundo há de esperar, crianças nascidas em famílias menos favorecidas, crescem com menos chances de se darem bem (muito pelo meio em que cada criança é inserida).
O problema é claro, afinal de contas, não temos como escolher quem serão nossos pais. Contudo, se nascer em uma família rica fosse tudo, o mundo seria insuportavelmente deprimente. Mas, felizmente, os estudos nos mostra uma verdade: a criação dos filhos é o mais importante.
Quando comparado crianças nascidas em circunstâncias problemáticas, e posteriormente ao acompanhá-las para identificar quais delas conseguiram superar suas realidades, os pesquisadores começaram a descobrir quais são os comportamentos parentais que causam maior impactado para o sucesso de seus filhos.
O ponto aqui é que a maioria dos comportamentos que fazem a diferença na vida das crianças são acessíveis por qualquer pai ou mãe, independente da situação financeira ou classe social da família.
Em outras palavras, pais de qualquer classe social podem influenciar positivamente a vida dos seus filhos, através de comportamentos simples e acessíveis, promovendo seu bem-estar e o sucesso no futuro.
Como ser um bom pai ou mãe
Segundo a autora Helen Pearson, ser um bom pai ou uma boa mãe é mais simples do que parece. A pesquisadora listou uma série de comportamentos parentais que os estudos associaram a trazer o melhor resultado, até mesmo para crianças que vivem em condições de risco.
Claro que os cientistas não podem trazer com 100% de certeza que essas intervenções serão as únicas necessárias para garantir que seu filo sem bem-sucedido, mas essas aqui, são as intervenções mais coerentes e mais prováveis para que você consiga fazer com que seu filho se torne uma pessoa sucedida:
- Conversar e ouvir seus filhos
- Deixar claro que você tem ambições com o futuro deles
- Demonstrar calor emocional (deixar claro que você ama seu filho)
- Ensine-os letras e números
- Levando-os em excursões
- Ler para eles diariamente e incentiva-los ao prazer de ler
- Estabelecer e respeitar um horário regular para dormir.
Parece bem óbvio essas questões, certo? Mas, apesar de serem básicas, essas são intervenções que quando muito bem executadas, podem transformar a vida dos seus filhos no futuro, e mesmo que você acredite que seja simples, quais delas você executa com perfeição junto aos seus filhos?
Além disso, é muito importante tomar o conceito de tempo de qualidade, principalmente porque atualmente muitos pais estão tão estressados sobre ter tempo de qualidade com os filhos, principalmente pela rotina estressante, que acabamos adiando e sempre deixando para depois o momento de cuidado que deve ser obrigatoriamente destinado aos filhos.
Saiba que coisas básicas podem cair no esquecimento, e deixar de fazer uma coisa tão básica aqui, outra ali, com o tempo mostrará vários furos na maneira como você cria seus filhos, e o resultado poderá ser bem diferente do que você deseja.
Comentários estão fechados.