A gordura no fígado é uma condição preocupante que vem afetando cada vez mais pessoas. Se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado, o que pode causar sérios problemas de saúde.
O aumento de gordura nos hepatócitos, por tempo prolongado, pode provocar uma inflamação que pode evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até mesmo o câncer. Nesses casos o fígado não só aumenta, como também adquire um aspecto amarelado.
A gordura no fígado é algo preocupante e que requer muita atenção. Contudo, um recente estudo fez uma descoberta promissora, onde um chá pode ser um potente aliado para combater essa condição e melhorar a saúde do fígado.
O chá tem sido apreciado por séculos em diversas culturas devido aos seus benefícios à saúde. Além de ser uma bebida saborosa e reconfortante, certos tipos de chá contêm propriedades que podem ajudar a melhorar a função hepática e combater a gordura no fígado.
O estudo em questão se concentrou em um tipo específico de chá: o chá verde, que tem mostrado resultados extremamente promissores quanto ao combate ao acúmulo de gordura no fígado.
Um estudo conduzido pela Universidade Peen State, nos Estados Unidos, descobriu que a combinação do extrato de chá-verde descafeinado, aliado ao exercício físico, teve o poder de reduzir em 75% o acúmulo de gordura no fígado.
O teste da universidade foi realizado em camundongos, que durante 16 semanas foram alimentados com uma dieta rica em gordura. Posteriormente, esses animais passaram a consumir o extrato de chá-verde e se exercitaram regularmente.
Como resultado, os camundongos apresentaram apenas 25% de depósitos de gordura no fígado quando comparado a outro grupo que não consumiu o extrato do chá verde. Embora o estudo tenha sido realizado em camundongos, acredita-se que o benefício seja semelhante em humanos.
O chá verde é conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem desempenhar um papel crucial na prevenção e tratamento da gordura no fígado. Os pesquisadores descobriram que o consumo regular de chá verde está associado a uma redução significativa da gordura hepática em indivíduos diagnosticados com esteatose hepática.
Os compostos bioativos presentes no chá verde, como as catequinas, têm o potencial de inibir a acumulação de gordura no fígado e promover a sua quebra. Além disso, o chá verde também demonstrou melhorar os níveis de enzimas hepáticas e a redução da inflamação, fatores essenciais para a saúde geral do fígado.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…