Um estudo realizado pelo Banco Mundial, aponta que a idade mínima no Brasil para se aposentar vai subir de 65 anos em 2040 e 78 anos em 2060. No entanto, essas previsões são baseadas nas regras atuais para os trabalhadores solicitar o benefício ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
De acordo com o Banco Mundial, essas mudanças são necessárias para manter a razão de dependência dos idosos em níveis sustentáveis, levando em conta o envelhecimento acelerado da população e a expectativa e o aumento da expectativa de vida.
Porém, para o governo evitar esse cenário de aposentadoria tardia, o estudo afirma que será necessário realizar reformas no sistema previdenciário, como a adoção de novas regras de cálculo e a criação de incentivos para a adesão a planos de previdência complementar.
Acontecendo o aumento da idade mínima para a aposentadoria criará diversos impactos sociais e econômicos. As pessoas mais idosas terão dificuldade de conseguir trabalho, aumentando a sobrecarga do sistema de saúde e a redução do consumo.
O Brasil já foi um país de jovens! A redução da taxa de natalidade está levando a um envelhecimento acelerado da população brasileira, aumentando a pressão sobre o sistema previdenciário, isso significa que a expectativa de vida está aumentando.
Em 2024, já podemos notar que existe um desequilíbrio entre o número de contribuintes e o número de beneficiários do sistema previdenciário, o que pode dificultar o pagamento de benefícios no futuro.
As despesas previdenciárias representam uma parcela significativa do orçamento público e têm crescido nos últimos anos, pressionando as contas públicas.
Leia também | Confira agora os 7 Melhores Países para morar e trabalhar em 2024!
Os trabalhadores que estão começando agora, não poderão contar somente com o benefício do INSS. Eles deverão fazer um planejamento financeiro para a aposentadoria, buscando alternativas de poupança e investimento para complementar a renda da previdência social.
A reforma da Previdência de 2019 introduziu mudanças significativas no sistema previdenciário brasileiro, com o objetivo principal de garantir a sustentabilidade financeira do sistema a longo prazo. Essas mudanças, sem dúvida, impactaram a projeção de que a idade mínima para aposentadoria poderia chegar aos 72 anos em 2040.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…