Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Estudo revela o que você deve fazer para ganhar mais 24 anos de vida

Já pensou em ganhar mais 24 anos de vida? Pois é, estudo realizado no Estados Unidos indica o que você deve fazer para isso

Podemos dizer que existe um consenso geral de que a vida passa muito depressa e que é menor do que realmente gostaríamos que fosse. No entanto, e se existissem maneiras de ganharmos mais tempo de vida para aproveitarmos mais momentos únicos nessa vida terrena?

Parece uma situação um tanto quanto inalcançável, mas que seria da vontade da maioria das pessoas. Contudo, cientistas do Carle Illinois College of Medicine, nos Estados Unidos, indicam o que fazer para acrescentar mais 24 anos à nossa vida.

Esses indicativos dizem respeito a hábitos que podemos adotar para ganhar mais anos de vida, conforme estudo sobre a longevidade, conduzido por mais de 8 anos com 719.147 americanos com idades entre 40 e 99 anos.

Como ganhar mais 24 anos de vida

Os resultados foram apresentados recentemente, durante o evento anual da Sociedade Americana de Nutrição, realizado em Boston, os participantes compartilharam informações valiosas sobre seus hábitos de vida, incluindo atividade física, alimentação, padrões de sono, saúde mental e consumo de álcool. Ao longo dos anos, mais de 30 mil voluntários que participaram do estudo vieram a falecer.

Com base nesses extensos dados, os pesquisadores fizeram uma descoberta reveladora. Identificaram oito hábitos que, quando adotados a partir dos 40 anos, mostraram-se associados a um menor risco de mortalidade. Esses hábitos são verdadeiros pilares para uma vida mais saudável e longeva:

  • Ter uma dieta saudável;
  • Evitar o tabagismo;
  • Reduzir o consumo excessivo de álcool;
  • Garantir uma boa qualidade de sono;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Manter conexões sociais significativas;
  • Aprender a lidar com o estresse;
  • Evitar o uso de opioides.

Essas descobertas ressaltam a importância de cuidarmos de nós mesmos e cultivarmos hábitos positivos ao longo da vida, pois pequenas mudanças em nosso estilo de vida podem fazer uma grande diferença na nossa saúde e bem-estar.

Leia também | 4 hábitos que causam o envelhecimento precoce nas pessoas

O estudo

Os resultados dessa pesquisa são verdadeiramente reveladores e inspiradores. De acordo com o estudo, homens e mulheres que abraçaram esses oito fatores de estilo de vida alcançaram, respectivamente, uma incrível expectativa de vida 24 e 21 anos maior aos 40 anos, em comparação àqueles que não adotaram tais hábitos.

Esse impacto positivo se estende mesmo para aqueles que decidem incorporar essas práticas aos 60 anos, por exemplo, proporcionando-lhes uma vantagem significativa em sua longevidade.

Entre os elementos com associações mais fortes à morte prematura, destacam-se a inatividade física, o uso de drogas como opioides e o tabagismo. Os participantes que mantiveram esses hábitos enfrentaram um risco de mortalidade entre 30% e 45% maior durante o período do estudo.

Por outro lado, o estresse, o consumo excessivo de álcool, a falta de sono adequado e uma alimentação inadequada também foram associados a um risco 20% maior de morte durante o período analisado.

Esses números reforçam a importância de priorizarmos o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis em todas as fases da vida, pois eles têm o poder de influenciar nossa jornada rumo a uma vida plena e bem vivida.

De acordo com Xuan-Mai T Nguyen, uma das autoras desse fascinante estudo, quanto mais cedo iniciarmos a adoção desses hábitos saudáveis, melhores serão os resultados. No entanto, mesmo se fizermos pequenas mudanças em nossas vidas aos 40, 50 ou 60 anos, ainda colheremos benefícios significativos.

É importante ressaltar que, por se tratar de um estudo observacional, não é possível afirmar definitivamente que a longevidade é inteiramente resultado das mudanças de hábitos. No entanto, os resultados encontrados estão em linha com pesquisas anteriores, reforçando a importância de hábitos saudáveis para uma vida plena e duradoura.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.