Estudo revela os 10 melhores e 10 piores estados do Brasil para se viver
Será que o seu estado é considerado um dos melhores ou um dos piores estados do Brasil para se viver? Vamos descobrir isso agora!
E aí, o que me diz de onde você mora? Acha um local agradável, de boas oportunidades, seguro, que vale a pena viver? Ou você acha que seu estado está devendo em muitas questões, principalmente comparado a outros?
Independente de qual seja sua resposta, se você está satisfeito ou não com a região onde vive, um estudo muito interessante do “Brasil em Mapas” divulgou quais são os 10 melhores e os 10 piores estados do país para se viver.
Segundo dados do Atlas do Desenvolvimento Humano/PNDU Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuos (PNDA-C), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Fórum Brasileiro de Segurança pública foi possível realizar o levantamento para descobrir quais os melhores e piores estados para se viver.
Os melhores estados do país para se viver
Com base nos dados do Brasil em Mapas que mediu questões como desemprego, taxa de homicídios, segurança, oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico, os melhores estados para se viver são:
- São Paulo
- Santa Catarina
- Distrito Federal
- Paraná
- Rio Grande do Sul
- Mato Grosso do Sul
- Rio de Janeiro
- Goiás
- Minas Gerais
- Mato Grosso
Leia também | Os 8 estados mais baratos do Brasil para comprar um carro novo ou usado
Os piores estados do país para se viver
Em contraponto aos estados classificados como os melhores do país para se viver, o levantamento encontrou uma relação mais problemática com relação ao desemprego, segurança pública, desenvolvimento econômico entre outras questões. Confira os piores estados segundo levantamento:
- Alagoas
- Maranhão
- Piauí
- Bahia
- Paraíba
- Pernambuco
- Ceará
- Sergipe
- Pará
- Acre
O que torna um bom lugar para se viver?
Um bom lugar para se viver deve proporcionar maiores índices de felicidade e qualidade de vida para os moradores e visitantes. O fato de um local oferecer mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional é muito importante.
Da mesma forma que questões com a segurança, as baixas taxas de homicídios e de roubos e furtos também deve ser considerada para se destacar o que é um bom lugar para se viver.
Índices de pobreza, desemprego, também são muito importantes, afinal, uma região mais próspera naturalmente terá índices de pobreza e de desemprego menores do que locais menos desenvolvidos.
Existem vários fatores considerados para se escolher um bom lugar para viver. Caso você esteja pensando em se mudar, é preciso se atentar ao mercado de trabalho na região, se sua área de atuação é forte naquela localidade, níveis de segurança, educação e desenvolvimento econômico e social.
Comentários estão fechados.