Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Estudo revela que ESSE hábito é responsável por 70% de todos os casos de diabetes

O diabetes é considerado um problema de saúde publica, e um estudo recente descobriu qual é o motivo de 70% dos casos da doença no mundo

Atualmente o Brasil é o 5º país com maior incidência de pessoas diagnosticadas com diabetes mellitus (altas taxas de açúcar no sangue em decorrência à falta ou ineficiência de insulina) no mundo, os números são avassaladores — 16,8 milhões de casos em pessoas com idade entre 20 e 79 anos.

Entretanto, um recente estudo publicado pela revista Científica Nature, identificou que 70% dos diagnósticos de diabetes do tipo 2 – caracterizada pela hiperglicemia (elevação da glicose no sangue) — estão diretamente ligados a hábitos alimentares inadequados.

Segundo especialistas, foram 11 fatores dietéticos analisados, dos quais três deles desempenham papel significativo no aumento da incidência global de diabetes do tipo 2, sendo eles:

  • Consumo insuficiente de grãos integrais;
  • Ingestão excessiva de carne processada;
  • Excesso de consumo de arroz, trigo e refinados.

Ainda com base no estudo, outros fatores, como a falta de vegetais, sucos de fruta em excesso, nozes e sementes sem amido, tiveram um impacto bem menor quanto ao surgimento de novos casos de diabetes.

A análise realizada pelos pesquisadores, revelou ainda que dentre os mais afetados pela doença, estão os homens jovens que vivem na área urbana. O estudo constatou um fato intrigante, tendo em vista que pesquisas anteriores apontavam que a dieta era responsável por menos de 40% dos casos da doença.

Leia também | 5 sinais que pode indicar que uma pessoa tem diabetes

Casos de diabetes

Muitas pessoas podem não saber, mas o diabetes se tornou um problema de saúde pública no mundo, cujas previsões vem sendo superadas a cada nova triagem. A exemplo, em 2000, a estimativa global de adultos com diabetes era de 151 milhões. Já em 2009 esse número cresceu em 88% atingindo 285 milhões de pessoas.

Na última tiragem, realizada em 2020, 9,3% dos adultos com idade entre 20 e 79 eram portadores de diabetes, número esse que representa assombrosos 463 milhões de pessoas convivendo com a doença.

Tipos de diabetes:

  • Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico onde os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.
  • Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.
  • Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
  • Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.