Férias / Imagem freepik
De acordo com a lei trabalhista, as férias são um descanso concedido ao empregado que trabalha pelo menos um ano para o empregador. O direito é assegurado no artigo 7º, inciso XVII da Constituição da República.
A Constituição de 1988, além de assegurar o direito, também acresceu uma remuneração de férias de 1/3 do valor do salário. No entanto, a Reforma Trabalhista de 2017, mudou as regras, permitindo que elas possam ser fracionadas em até três períodos, desde que um deles não seja inferior a 14 dias corridos e os demais não sejam inferiores a cinco dias corridos cada um.
O trabalhador pode se quiser dividir suas férias. De acordo com a Reforma Trabalhista, as férias podem ser fracionadas em até três períodos. No entanto, existem algumas regras a serem seguidas:
Você precisa ficar atento a um detalhe, a Reforma Trabalhista não alterou a forma de pagamento das férias fracionadas. O pagamento das férias, sejam elas fracionadas ou não, é feito da mesma forma, ou seja, pelo menos dois dias antes do início das férias.
Após o primeiro ano de trabalho (período aquisitivo), inicia-se a contagem do período de concessão das férias (período concessivo). A escolha do período depende da concordância do empregador, que pode definir as escalas de férias.
Os membros de uma família que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa terão direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem e se disto não resultar prejuízo para o serviço. A outra hipótese é a do empregado estudante menor de 18 anos, que tem o direito de fazer coincidir suas férias com as escolares.
Leia também | 7 empregos mais procurados no Canadá para brasileiros
As férias são pagas através de uma antecipação do salário, acrescida de um terço do valor, e devem ser efetuadas até dois dias antes do início do período de descanso.
Se você decidir tirar 30 dias de férias, o adiantamento é pago integralmente. No entanto, se você optar sair de férias em uma data diferente, poderá receber uma quantia proporcional aos dias trabalhados antes e depois do período de descanso.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…