Diversos países da União Europeia estão enfrentando um grave problema de escassez de mão de obra no setor da saúde, em especial de médicos e enfermeiros, conforme relatório EURES de 2023, que fala justamente sobre escassez e excedentes de mão de obra na Europa.
Dentre as profissões que possuem maior escassez de profissionais, duas que se destacam são as de médicos especialistas e enfermeiros, onde, alguns dos países, para lutar contra esse problema, estão oferecendo procedimentos facilitados para que estrangeiros consigam o visto de trabalho.
Alguns dos países europeus com maior carência relacionados aos cuidados com a saúde são: Suíça, Áustria, Dinamarca, Irlanda, Alemanha, Noruega e os Países Baixos. Além disso, vale lembrar que tanto a Irlanda quanto a Suíça são os países com mais dependência de médicos e enfermeiros estrangeiros, segundo a EURES.
Entre os países EURES, a Irlanda, a Noruega e a Suíça apresentam a maior dependência de médicos formados no estrangeiro, e a Irlanda, a Suíça e a Áustria apresentam a maior dependência de enfermeiros formados no estrangeiro.
Relatório EURES sobre escassez e excedentes
Um dos países que geralmente relatam maior escassez no setor de saúde, que vai até mesmo além de médicos e enfermeiros, como também fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos e fonoaudiólogos, é a Alemanha.
Segundo o Serviço Federal de Estatística da Alemanha (Statistisches Bundesamt), 12% dos médicos na Alemanha — totalizando 62 mil — não possuíam cidadania alemã em 2023. O número representa um aumento de 7% em comparação a uma década antes.
Somente em 2023, 1 em cada 8 médicos na Alemanha eram estrangeiros. No total, 115 mil médicos estrangeiros se mudaram para a Alemanha, conforme dados do Serviço Federal de Estatística da Alemanha.
Para resolver essa situação, as autoridades alemãs estão procurando atrair profissionais da saúde, em especial, médicos e enfermeiros de outros países, de forma da União Europeia, incluindo a América Latina e o Brasil.
Vale lembrar que, países como Alemanha e Dinamarca, estão trabalhando para flexibilizar as suas leis de imigração. Em outras palavras, isso significa que os trabalhadores da área da saúde, em especial, médicos e enfermeiros, têm maiores chances de conseguir um visto de trabalho, tanto na Alemanha, como nos outros países citados.
Leia também | Os 5 países onde é possível abrir uma empresa quase de graça
Os médicos e enfermeiros, são os mais procurados por diversos países europeus, contudo, existe também uma necessidade de outros profissionais, nos países que citamos no início do texto, são eles:
Além da escassez de mão de obra, alguns países da União Europeia estão lidando com uma população cada vez mais velha, o que acaba aumentando a dependência desses países por mão de obra estrangeira, o que implica que para esses profissionais, é muito mais fácil conseguir um visto de trabalho, nos países de maior escassez.
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…
Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…
Cursos gratuitos e 100% online são uma maneira fantástica de aprender novas habilidades no seu…