Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Faça ISSO e você NUNCA será excluído do Bolsa Família

Famílias que se atentarem a essas dicas não correm risco algum de serem excluídas do Bolsa Família

O Bolsa Família retornou com tudo esse ano. Além de fixar o valor mínimo de R$ 600 e criar novos adicionais para complementar a renda, o governo federal também iniciou um novo pente-fino que está cortando muita gente do programa social.

Existem muitas informações quanto ao que as famílias devem fazer para evitarem o novo pente-fino, assim como outras informações que trazem dados quanto às exclusões e quem está na mira dos próximos cortes do programa.

Entretanto, hoje nós estamos propondo um conteúdo um pouco diferente, onde vamos trazer cinco passos fundamentais que você deve fazer para nunca perder o seu Bolsa Família.

Faça isso e nunca perca o seu Bolsa Família

A partir de agora você vai conhecer os passos que deve fazer para nunca correr o risco de perder o seu pagamento mensal do Bolsa Família.

1. Cumprir os requisitos do Bolsa Família

A primeira dica parece óbvia, mas quem descumprir os requisitos do Bolsa Família será pego nos próximos pente-finos e com certeza será excluído do programa social.

Dessa maneira, para continuar tendo acesso ao Bolsa Família, é fundamental cumprir com as condições estabelecidas pelo Governo Federal, como:

Para continuar recebendo o Bolsa Família, é necessário cumprir algumas condicionalidades estabelecidas pelo Governo Federal:

Na Saúde

  • Realização de pré-natal;
  • Cumprimento do calendário nacional de vacinação; e
  • Acompanhamento do estado nutricional das crianças com 07 anos incompletos.

Na Educação

  • Frequência escolar mínima de 60% (sessenta por cento) para as crianças de quatro e cinco anos de idade;
  • Frequência escolar mínima de 75% (setenta e cinco por cento) para crianças e adolescentes de seis a dezessete anos de idade;

2. Mantenha os dados atualizados no CadÚnico

O Cadastro Único (CadÚnico), é o sistema adotado pelo governo para identificar as famílias que podem ou não participar de programas sociais. É necessário manter os dados devidamente atualizados na plataforma, para evitar qualquer problema.

  • Informe as atualizações da família, como, por exemplo, nascimento, casamento, óbito, separação;
  • Atualize os dados pessoais, como, por exemplo, endereço, telefone, renda;
  • As famílias devem atualizar essas informações no mínimo uma vez a cada dois anos.

3. Respeite o limite da renda familiar

Famílias que tiverem renda superior a R$ 218 por mês também acabam perdendo direito ao Bolsa Família, tendo em vista que o benefício é liberado para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Lembrando que o valor recebido pelo programa não é contabilizado nessa regra.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.