Chamadas

Faculdades que decepcionam: Os 9 cursos com mais arrependidos do Brasil

Basicamente, a maioria das pessoas que decide ingressar em uma faculdade está em busca de novas realizações, como ter uma carreira bem sucedida que se alinhe aos seus interesses e paixões, bem como com a possibilidade de ganhar bons salários e ser valorizado.

No entanto, não há como negar que muitos profissionais acabam se frustrando com sua formação, e até mesmo se arrependem da graduação que escolheram fazer, e isso pode acontecer por vários motivos diferentes.

Esse é um assunto pouco falado, mas que é muito importante ser dito, afinal se trata de um dado real, o qual para muitas pessoas pode ser extremamente importante no momento de escolher, qual faculdade seguir.

Para te ajudar nesse desafio, vamos trazer os dados de uma pesquisa da ZipRecruiter que escutou quase 2000 profissionais graduados que se arrependeram da faculdade escolhida para listar quais os cursos de nível superior mais levam as pessoas a se arrependerem de suas escolhas.

Faculdades que as pessoas mais se arrependem de formar

O estudo conseguiu identificar vários cursos com maior nível de arrependimento entre os profissionais formados. O curso com mais pessoas decepcionadas pela escolha foi Jornalismo, onde incríveis 87% das pessoas estão arrependidos com a escolha que fizeram. Vejamos o top 10:

1. Jornalismo: 87%
2. Sociologia: 72%
3. Artes: 72%
4. Comunicações: 64%
5. Educação: 61%
6. Marketing: 60%
8. Ciências Políticas: 56%
9. Biologia: 52%
10. Letras: 52%

Porque tanto arrependimento com esses cursos?

O alto índice de arrependimentos em cursos como jornalismo, sociologia, artes e comunicação, muitas vezes está associado às condições do mercado. Isso porque várias dessas áreas possuem salários iniciais mais baixos, uma concorrência muito alta e dificuldades de ascensão profissional.

A verdade é que existe uma grande desvalorização tanto cultural quanto econômica em profissões ligadas a humanas e artes, o que leva os profissionais formados da área a se depararem com um mercado com pouca infraestrutura, salários menores e grandes barreiras de crescimento.

Esse é um fato que se reflete inclusive em áreas como educação e letras, onde, muitas vezes, a vocação é o principal motivo para a escolha. Os salários baixos e a precariedade da educação no Brasil levam a um grande arrependimento.

No caso de cursos como biologia e ciências políticas, a verdade é que existe uma grande limitação de oportunidades no setor privado, ou ainda que necessitam de grandes níveis de conhecimento na área para conquistar boas oportunidades, do qual profissionais apenas graduados ficam limitados.

A verdade é que, em praticamente todos os cursos, os principais fatores que levam as pessoas ao arrependimento tendem a ser os mesmos: baixos salários, poucas oportunidades e muita concorrência, setor desvalorizado, precário, que acabam reduzindo as oportunidades desses profissionais.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

4 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

1 mês atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

1 mês atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

2 meses atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

2 meses atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

2 meses atrás