Prédio da Previdência Social - Imagem por Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Muitos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ainda esperam pela liberação do 14º salário emergencial, discutido a quase três anos, desde o período em que o Brasil e o mundo viveram a época da pandemia.
Contudo, frequentemente, muitas notícias e informações tendenciosas são divulgadas sobre um possível pagamento do benefício. Muitas vezes chamadas um tanto quanto curiosas despertam o interesse e a esperança dos segurados sobre o tema que já deveria ter sido esquecido.
Isso porque, não haverá nenhuma chance do 14º salário ser liberado para os aposentados e pensionistas. Normalmente, quando vemos novas informações sobre o caso, se tratam de notícias falsas com o objetivo de ganhar visibilidade.
Muitas vezes essas notícias tendenciosas até mesmo se desmentem durante o conteúdo, mas que, infelizmente, ainda acaba chamando muito a atenção dos leitores sobre algo que não há chances de ser disponibilizado.
A proposta do 14º salário do INSS surgiu através do Projeto de Lei (PL) 4367/20, de autoria do então deputado Pompeo de Mattos (PDT), previa a liberação do 14º salário de forma emergencial para os anos de 2020 e 2021, período de pandemia.
Contudo, demora na tramitação da proposta, falta de apoio político, e falta de definição de onde sairia a verba necessária para custear o pagamento das parcelas do 14º salário acabaram inviabilizando o pagamento do benefício.
Além disso, a proposta acabou sendo retirada de pauta, onde será preciso que a mesa diretora da Câmara dos Deputados crie uma Comissão Especial para analisar a proposta.
Dessa maneira, como o período de pandemia já passou, a gestão do governo mudou, não há mais possibilidades do benefício ser aprovado e consequentemente liberado para os aposentados e pensionistas do INSS.
Sendo assim, caso vejam alguma informação a respeito de uma nova movimentação, de um novo posicionamento do governo, bem possivelmente a informação é falsa.
Aos interessados, é possível acessar a página do Projeto de Lei 4367/20, onde é possível acompanhar qualquer possível movimentação que a proposta tenha na Câmara dos Deputados.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…