Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

FAKE!!! Veículos até 2014 não poderão mais circular nas rodovias do país

Não há punição alguma para modelos que não tenham o sistema antitravamento das rodas (ABS) e airbag

Uma recente “notícia” que circula nas redes sociais, está afirmando que o Governo Federal planeja determinar a apreensão de veículos com fabricação anterior a 2014, pelo simples fato de não possuírem freios ABS e airbags.

A notícia acabou se espalhando rapidamente e a cada vez que se espalhava, mais se criavam mitos sobre esse assunto, chegando a afirmar que veículos anteriores a 2014 não poderiam mais circular nas rodovias do país.

Notícia é Fake, veja o que diz o CONTRAN

De antemão podemos afirmar com todas as letras que essa notícia que carros fabricados até 2014 seriam recolhidos por falta de equipamentos de segurança é uma notícia 100% fake.

Conforme a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) n.º 331/2009, se tornou obrigatório o equipamento suplementar de segurança passiva (air bag) para todos os veículos novos produzidos e saídos de fábrica, nacionais e importados, a partir de 1º de janeiro de 2014.

Dessa forma, podemos compreender que a resolução determina apenas que os novos veículos saiam de fábrica com sistemas de segurança, que no caso do airbag o único obrigatório conforme a legislação brasileira é o airbag frontal.

Já no caso dos freios ABS, estes estão contidos na Resolução n.º 915/2011 que estabelece a obrigatoriedade do sistema antitravamento de rodas (ABS), para todos os veículos nacionais e importados fabricados também na data de 1º de janeiro de 2014.

Sendo assim, essas Resoluções determinam apenas que veículos desde 2014 tenham ambos os itens de segurança (freios ABS e airbag), mas em hipótese alguma informa que veículos sem o sistema seriam recolhidos ou algo do tipo.

Essas normas também não podem ser retroativas, afinal, prejudicaria proprietários de veículos um pouco mais antigos, sem o ABS e airbag, ou seja, a notícia é uma pura fake news e você pode desconsiderar totalmente.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.