Ter um currículo bem formatado é o primeiro passo para conquistar um bom emprego, com salário vantajoso e jornada atrativa. Mas muitas pessoas ainda apresentam uma certa descrença ou cisma no poder que o um bom currículo oferece na hora da contratação.
Por isso, recorremos aos artigos mais bem avaliados do LinkedIn e à tendência que novas plataformas de Recursos Humanos (RH), como a Gupy, sugerem para os candidatos ao trabalho.
Existe um tipo de conteúdo específico que pode ser acrescentado ao seu currículo a fim de aumentar a sua credibilidade. Não se preocupe, pois não é nada fora do normal ou que seja muito difícil de ser feito.
Muitas pessoas ainda dispendem muito tempo para a elaboração de um design super atrativo ao documento ou uma foto que seja realmente ilustrativa. Mas alguns esquecem dos pontos que realmente importam para o contratante:
Todas essas informações precisam constar no seu currículo e podem ser resumidas e apresentadas de uma maneira bem informativa. Basta que você tenha um bom celular em mãos ou outro dispositivo de imagem à disposição.
O que deve ser feito é o famoso e atualíssimo “vídeo de apresentação”. Ele ainda não é uma obrigatoriedade das empresas de RH digital, mas já aparece como sugestão na maioria.
Diversos contratantes solicitam e dão preferência aos candidatos que aparecem na frente de uma câmera para contar a respeito de suas experiências profissionais e até pessoais (se forem pertinentes).
De repente você pode ser uma pessoa mais envergonhada, mas nada impede de fazer um vídeo apenas com sua locução e algumas imagens ilustrativas. Nessa hora a criatividade pode ser sua aliada, desde que não exagere na dose.
Veja isso, mas ainda hoje:
Se você gostou da ideia, confira algumas dicas importantes para produzir um vídeo agradável e inserir em seu currículo.
Primeiro, escolha um local silencioso, com fundo neutro e bem iluminado para gravar. Prepare um roteiro antes, elenque suas qualidades, experiências e os detalhes de sua formação. Explique como sua história de vida contribuiu para que se tornasse um bom profissional.
O ChatGPT e outras inteligências artificiais podem ajudar a criar o roteiro e a melhorar a imagem do seu vídeo, inclusive.
No enanto, lembre-se: jamais minta ou invente qualquer informação sua que não seja real.
Por fim, hospede o vídeo gravado no YouTube, em um canal profissional (crie um se não tiver), deixe em modo não listado. Anexe o link em currículos digitais, crie um hiperlink e, caso imprima o documento, deixe um QR Code para acessar o vídeo.
Um estudo recente realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan),…
Se tem um tema que desperta a atenção das pessoas, são as previsões para o…
Para quem nunca leu o Antigo Testamento na Bíblia Sagrada, desconhece as profecias que nele…
Na sexta-feira (14), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a autorização para a…
As mudanças no comportamento da sociedade nos dias atuais mexem até mesmo com novas palavras…
Já passou pela sua cabeça saber porque usamos a palavra feira no nome dos dias…