Descubra qual é o conteúdo que falta no seu currículo, mas que as empresas estão priorizando atualmente - Foto: arquivo;/CanvaPro.
Ter um currículo bem formatado é o primeiro passo para conquistar um bom emprego, com salário vantajoso e jornada atrativa. Mas muitas pessoas ainda apresentam uma certa descrença ou cisma no poder que o um bom currículo oferece na hora da contratação.
Por isso, recorremos aos artigos mais bem avaliados do LinkedIn e à tendência que novas plataformas de Recursos Humanos (RH), como a Gupy, sugerem para os candidatos ao trabalho.
Existe um tipo de conteúdo específico que pode ser acrescentado ao seu currículo a fim de aumentar a sua credibilidade. Não se preocupe, pois não é nada fora do normal ou que seja muito difícil de ser feito.
Muitas pessoas ainda dispendem muito tempo para a elaboração de um design super atrativo ao documento ou uma foto que seja realmente ilustrativa. Mas alguns esquecem dos pontos que realmente importam para o contratante:
Todas essas informações precisam constar no seu currículo e podem ser resumidas e apresentadas de uma maneira bem informativa. Basta que você tenha um bom celular em mãos ou outro dispositivo de imagem à disposição.
O que deve ser feito é o famoso e atualíssimo “vídeo de apresentação”. Ele ainda não é uma obrigatoriedade das empresas de RH digital, mas já aparece como sugestão na maioria.
Diversos contratantes solicitam e dão preferência aos candidatos que aparecem na frente de uma câmera para contar a respeito de suas experiências profissionais e até pessoais (se forem pertinentes).
De repente você pode ser uma pessoa mais envergonhada, mas nada impede de fazer um vídeo apenas com sua locução e algumas imagens ilustrativas. Nessa hora a criatividade pode ser sua aliada, desde que não exagere na dose.
Veja isso, mas ainda hoje:
Se você gostou da ideia, confira algumas dicas importantes para produzir um vídeo agradável e inserir em seu currículo.
Primeiro, escolha um local silencioso, com fundo neutro e bem iluminado para gravar. Prepare um roteiro antes, elenque suas qualidades, experiências e os detalhes de sua formação. Explique como sua história de vida contribuiu para que se tornasse um bom profissional.
O ChatGPT e outras inteligências artificiais podem ajudar a criar o roteiro e a melhorar a imagem do seu vídeo, inclusive.
No enanto, lembre-se: jamais minta ou invente qualquer informação sua que não seja real.
Por fim, hospede o vídeo gravado no YouTube, em um canal profissional (crie um se não tiver), deixe em modo não listado. Anexe o link em currículos digitais, crie um hiperlink e, caso imprima o documento, deixe um QR Code para acessar o vídeo.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…