Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Faltas Graves: em que casos trabalhador pode ser punido no trabalho

Todo trabalhador com carteira assinada possui vários direitos. Mas também precisa cumprir as regras exigidas pela empresa para onde trabalha

Todo trabalhador com carteira assinada possui vários direitos. Mas também precisa cumprir as regras exigidas pela empresa para onde trabalha. O empregado tem bom comportamento, jamais terá problemas no ambiente de trabalho. No entanto, quando ele cometer alguma falta grave, será penalizado de acordo com a lei trabalhista. 

As faltas graves no ambiente de trabalho são questões sérias e podem ter implicações significativas para os empregados com carteira assinada. Ao cometer uma falta grave, ele ou ela poderá ser advertido, suspenso do trabalho.

Em casos como insubordinação, faltas não justificadas e não cumprir regras estabelecidas pela empresa, pode levar o funcionário a ser demitido por justa causa. 

A suspensão está prevista no Artigo 474 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como uma das etapas de punição ao trabalhador que cometer as faltas descritas no artigo 482, que estabelece regras para a demissão por justa causa. 

Muitas vezes, a empresa decide dar uma chance ao funcionário, dando a ele apenas uma advertência. Mas se cometer outro erro, será suspenso. Caso o funcionário continue não seguindo as regras da empresa, poderá ser demitido por justa causa.

Veja algumas faltas graves que podem levar a demissão por justa causa

1. Ato de Improbidade

O ato de improbidade é quando o trabalhador comete ações como falsificação de documentos ou furto de objetos relacionados ao trabalho. A empresa que pegar o funcionário cometendo atos desonestos, vai poder puni-lo ou até mesmo demiti-lo por justa causa.

2. Incontinência de Conduta ou Mau Procedimento 

Incontinência de Conduta ou Mau Procedimento está relacionado a um comportamento nada adequado do funcionário ou quando ele ou ela tem condutas que vão contra as normas da empresa. Por exemplo, agressões verbais, desrespeito aos colegas ou uso inadequado de recursos da empresa podem levar a punições, como suspensão ou demissão.

Leia também | INSS: Conheça as regras da aposentadoria por invalidez

3. Abandono do Emprego

Na atual situação de desemprego, é quase impossível você imaginar que alguém vá abandonar o seu trabalho. Mas fique sabendo que isso é mais comum do que você pensa.

Se um funcionário simplesmente deixa de comparecer ao trabalho sem justificativa ou aviso prévio, isso pode ser considerado falta grave. Neste caso, a empresa vai poder aplicar medidas disciplinares, como advertência ou até mesmo demissão por justa causa.

Os casos de falta grave no trabalho são avaliados individualmente, e a gravidade da falta pode variar. Os empregadores para punir um mau funcionário precisam seguir os procedimentos legais e garantir que as punições sejam proporcionais à infração cometida. 

Comentários estão fechados.