A temperatura normal do corpo de uma criança pode variar, mas geralmente está dentro de uma faixa considerada saudável. Segundo pesquisas, a temperatura normal do corpo humano não é exatamente 37°C como muitos de nós pensávamos. De acordo com a Universidade de Stanford, que realizou uma pesquisa, o “normal” parece estar mais próximo de 36,5°C. Vários estudos nas últimas décadas mostraram que a temperatura normal não é fixa em 37°C.
Sendo assim, se a temperatura de uma criança estiver em torno de 36,5ºC é considerado normal. Quando ela atinge 37,5°C, especialmente pela manhã, pode ser uma febre verdadeira e indicar uma infecção leve.
A temperatura do corpo de uma criança deve sempre levar em conta a hora do dia, pois ela varia naturalmente.
Temperaturas abaixo de 35°C já configuram hipotermia, sendo a forma leve com temperaturas entre 33°C e 35°C ².
Qualquer pai ou mãe de primeira viagem vai ficar assustado quando a temperatura do seu filho estiver alta. A febre pode ser um sinal de várias infecções. Segundo os médicos, ela ocorre como uma resposta protetora do organismo contra essas infecções.
Uma infecção faz o hipotálamo liberar células inflamatórias, elevando a temperatura corporal. No entanto, nem sempre a febre é suficiente para eliminar a infecção, e em crianças, ela pode causar mal-estar, fraqueza, falta de apetite e dor de cabeça (cefaleia).
Leia também | 9 sinais de alerta de que alguém está desejando seu mal
Veja quando os pais precisam ficar mais atentos na saúde de seu filho
Gripe (influenza): Causada pelo vírus influenza, a gripe provoca sintomas como congestão nasal, mal-estar, dores no corpo e de cabeça, além de febre alta (acima de 38°C).
Neste caso, a criança deve ficar em repouso, tomando bastante água. Usar analgésicos e antitérmicos. Ensinar os pequenos a cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos. Isso vai prevenir a gripe.
Gastroenterocolite aguda (GECA): Popularmente conhecida como “viroses”, a GECA é frequentemente causada por vírus, especialmente os rotavírus. As crianças podem ter diarreia aguda, vômitos, febre e mal-estar. Geralmente, a GECA é autolimitada e benigna, desaparecendo por conta própria.
Os pais devem sempre lembrar que a febre é um sintoma comum em doenças agudas infantis e, em geral, é uma reação de defesa do organismo.
No entanto, se ela atingir 39ºC ou 40ºC, é importante procurar atendimento pediátrico de urgência.
As constantes mudanças e transformações no mercado de trabalho e os avanços tecnológicos, estão fazendo…
Uma das universidades mais respeitadas do mundo, está oferecendo 139 cursos online gratuitos para brasileiros.…
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…