Chamadas

Feriado: veja o que abre e o que fecha nesta quinta-feira (7)

Nesta quinta-feira, 7 de setembro, feriado da proclamação da independência do Brasil, muitas pessoas irão viajar e aproveitar o descanso prolongado. Porém, outras pessoas não poderão esticar o descanso, pois vão ter que trabalhar na sexta-feira (8). 

Veja o que abre e fecha neste feriado de 7 de setembro

Agências bancárias

As agências bancárias não vão funcionar na quinta-feira (7). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) os clientes poderão usar os canais digitais via aplicativos, internet banking, ou caixas eletrônicos.

Quem tiver contas como água, energia, telefone, etc. e boletos com vencimento no feriado poderá pagá-los no dia útil seguinte, sem cobrança de multa.

As agências voltam a abrir na sexta-feira (8). No sábado (9), e no domingo (10), às áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.

Bolsa de valores 

Segundo a B3, não haverá negociações na bolsa paulista neste feriado. As negociações de ações, Tesouro Direto, renda fixa, contrato de juros e câmbio estarão suspensas, retomando as atividades normalmente na sexta-feira (8).

Correios

Agências dos Correios não abrem na quinta-feira (7). Haverá, no entanto, plantão das 9h às 17h nas agências dos aeroportos Internacional de Guarulhos, Antônio Carlos Jobim (Galeão) e Santos Dumont, nas capitais paulista e fluminense. Demais agências dessas cidades e em outras capitais estarão fechadas.
Na sexta-feira (8), todas as agências retomam o funcionamento normal.

Shoppings

O funcionamento de comércio e shoppings é facultativo, portanto a decisão cabe ao lojista ou à administração do edifício. É comum que shoppings funcionem em horários diferenciados no dia 7 de setembro, com operação das lojas limitada ao horário das 14h às 20h.

Leia também | Como economizar no supermercado: veja 8 dicas práticas para seguir

Independência do Brasil

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.

Os efeitos da independência não foram imediatos em todo o Brasil. Diferentemente de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e os Estados do Sul que apoiaram de imediato, a proclamação não surtiu efeito nas províncias do Norte, como Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, parte da Bahia e, também, a Cisplatina que pertencia ao Brasil.

No dia 7 de setembro de 1822, voltando para o Rio de Janeiro, D. Pedro se encontrava às margens do riacho Ipiranga em São Paulo, quando recebeu os últimos decretos de Lisboa, um dos quais o transformava num simples governador, sujeito às autoridades das Cortes.

Isso levou D. Pedro a decidir que estavam cortados os laços que uniam o Brasil a Portugal. Assim, ordenou que todos os presentes tirassem dos uniformes as insígnias portuguesas que levavam e teria gritado “Independência ou Morte”.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

9 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

11 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

13 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

13 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

14 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

14 horas atrás