FGTS: 3 maneiras de sacar mesmo sem ser demitido
Veja quais as possibilidades de sacar o FGTS mesmo enquanto está trabalhando
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é um dos principais direitos garantidos para os trabalhadores que exercem atividade com carteira assinada.
O FGTS é formado por depósitos realizados mensalmente pelos empregadores. Enquanto uma pessoa está trabalhando, a empresa precisa depositar 8% do salário bruto mensal em uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
Contudo, um grande dilema quanto ao saque do FGTS está atrelado a poucas situações que liberam o saque do benefício. Atualmente os mais conhecidos são em caso de demissão sem justa causa ou o saque-aniversário.
Porém, existem outras situações que permitem que os trabalhadores realizem o saque do FGTS mesmo enquanto estão trabalhando e é justamente sobre essas possibilidades que nós vamos falar agora.
Compra da casa própria
Uma das principais possibilidades de sacar o FGTS mesmo enquanto trabalha é para a compra da casa própria. Para garantir o benefício é necessário ter pelo menos três anos de trabalho de carteira assinada.
É importante lembrar que o trabalhador deverá apresentar a documentação necessária para que o dinheiro possa ser liberado para compra do imóvel.
O trabalhador poderá usar o FGTS para ajudar a dar entrada no imóvel, abater parcelas ou ainda ajudar na quitação do contrato realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Saque por doença grave
Outra possibilidade de sacar o FGTS é caso o trabalhador ou seu dependente esteja com alguma doença grave. Confira quais doenças permitem o saque:
- AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
- Alienação mental.
- Cardiopatia grave.
- Cegueira (inclusive monocular).
- Contaminação por radiação.
- Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante).
- Doença de Parkinson.
- Esclerose múltipla.
- Espondiloartrose anquilosante.
- Fibrose cística (Mucoviscidose).
- Hanseníase.
- Nefropatia grave.
- Hepatopatia grave.
- Neoplasia maligna (câncer).
- Paralisia irreversível e incapacitante.
- Tuberculose ativa.
Aposentadoria
Por fim, uma outra maneira de realizar o saque do FGTS enquanto trabalha é ao se aposentar. Nesse caso, a pessoa poderá realizar o saque total do Fundo de Garantia.
E um ponto muito interessante, caso a pessoa se aposente e continue trabalhando na mesma empresa, ela poderá realizar o saque mensal dos depósitos realizados pelo empregador.
Entretanto, caso o novo aposentado comece em um novo emprego, ele voltará para as regras tradicionais de saque e não poderá realizar o saque mensal dos depósitos realizados pelo empregador.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.