Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

FGTS: 3 maneiras de sacar mesmo sem ser demitido

Veja quais as possibilidades de sacar o FGTS mesmo enquanto está trabalhando

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é um dos principais direitos garantidos para os trabalhadores que exercem atividade com carteira assinada.

O FGTS é formado por depósitos realizados mensalmente pelos empregadores. Enquanto uma pessoa está trabalhando, a empresa precisa depositar 8% do salário bruto mensal em uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

Contudo, um grande dilema quanto ao saque do FGTS está atrelado a poucas situações que liberam o saque do benefício. Atualmente os mais conhecidos são em caso de demissão sem justa causa ou o saque-aniversário.

Porém, existem outras situações que permitem que os trabalhadores realizem o saque do FGTS mesmo enquanto estão trabalhando e é justamente sobre essas possibilidades que nós vamos falar agora.

Compra da casa própria

Uma das principais possibilidades de sacar o FGTS mesmo enquanto trabalha é para a compra da casa própria. Para garantir o benefício é necessário ter pelo menos três anos de trabalho de carteira assinada.

É importante lembrar que o trabalhador deverá apresentar a documentação necessária para que o dinheiro possa ser liberado para compra do imóvel.

O trabalhador poderá usar o FGTS para ajudar a dar entrada no imóvel, abater parcelas ou ainda ajudar na quitação do contrato realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Saque por doença grave

Outra possibilidade de sacar o FGTS é caso o trabalhador ou seu dependente esteja com alguma doença grave. Confira quais doenças permitem o saque:

  1. AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
  2. Alienação mental.
  3. Cardiopatia grave.
  4. Cegueira (inclusive monocular).
  5. Contaminação por radiação.
  6. Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante).
  7. Doença de Parkinson.
  8. Esclerose múltipla.
  9. Espondiloartrose anquilosante.
  10. Fibrose cística (Mucoviscidose).
  11. Hanseníase.
  12. Nefropatia grave.
  13. Hepatopatia grave.
  14. Neoplasia maligna (câncer).
  15. Paralisia irreversível e incapacitante.
  16. Tuberculose ativa.

Aposentadoria

Por fim, uma outra maneira de realizar o saque do FGTS enquanto trabalha é ao se aposentar. Nesse caso, a pessoa poderá realizar o saque total do Fundo de Garantia.

E um ponto muito interessante, caso a pessoa se aposente e continue trabalhando na mesma empresa, ela poderá realizar o saque mensal dos depósitos realizados pelo empregador.

Entretanto, caso o novo aposentado comece em um novo emprego, ele voltará para as regras tradicionais de saque e não poderá realizar o saque mensal dos depósitos realizados pelo empregador.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.