Quando falamos de acidentes e os benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), normalmente acabamos nos deparando com assuntos relacionados ao auxílio-doença ou ainda a aposentadoria por invalidez.
Mas e nos casos em que uma pessoa se recuperou do seu acidente, mas que, consequentemente, acabou ficando com algumas sequelas? Será que é possível garantir algum benefício pago pelo INSS nesse tipo de situação?
A boa notícia é que sim, quando uma pessoa sofre qualquer tipo de acidente ou doença que resulte em sequelas, diminuindo a capacidade de trabalho, o INSS deve conceder um importante benefício que vamos conhecer agora.
O benefício pago pelo INSS destinado às pessoas que ficaram com sequelas após uma doença ou acidente e que resultam na redução da capacidade de trabalho possuem direito ao auxílio-acidente.
Um pouco diferente dos demais benefícios pagos pelo INSS, o auxílio-acidente é de natureza indenizatória e compensatória, ou seja, o auxílio-acidente não visa substituir a renda do trabalhador incapacitado, mas sim de indenizá-lo.
Dessa maneira, o valor do auxílio-acidente deve ser pago desde o dia seguinte após o encerramento do pagamento do auxílio-doença, até o dia anterior ao início de qualquer aposentadoria, ou do óbito do segurado.
O auxílio-acidente pode ser pago para todos os segurados do INSS que se enquadrem em alguma das seguintes categorias:
Como qualquer outro benefício previdenciário, para ter acesso ao auxílio-acidente é necessário que o segurado se encaixe em alguns requisitos, vejamos:
Existem mentiras que eram contadas para os brasileiros mais jovens de todo Brasil e muitas…
Os ditados populares estão presentes na vida de todos os brasileiros, eles são algumas pequenas…
Se você tem ou está pensando em alugar um terreno e quer fazer esse espaço…
O português é lindo, cheio de charme, mas não podemos negar: às vezes, parece que…
Você já reparou que as melhores ideias surgem nos momentos mais inusitados de criatividade? Pode…
Morar sozinho. Para muitos, esse é um sonho de liberdade, independência e aquele gostinho de…