Ótimas notícias para quem busca o ensino superior! O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá 112.168 novas vagas em 2025. A seleção de candidatos será realizada em dois momentos distintos ao longo do ano: 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 vagas no segundo semestre.
Em nota, o Ministério informou que a resolução foi publicada na terça-feira, 31 de dezembro de 2024. “A medida foi regulamentada pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada na terça-feira, 31 de dezembro, pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies)”.
A resolução, de acordo com o ministério, também antecipa a oferta de vagas semelhantes para o Fies para os anos de 2026 e 2027, conforme previsto no plano trienal.
Essa é uma oportunidade incrível para você realizar o sonho de fazer uma faculdade particular com condições facilitadas de pagamento.
O Fies permite que você estude em diversas instituições de ensino superior privadas, com a mesma qualidade das universidades públicas.
Para o estudante poder se inscrever no Fies, deve comprovar que participou do Enem a partir de 2010;
Obter nota igual ou superior a 450 pontos na média das provas e nota igual ou superior a 400 na redação;
Não ter participado de outro programa de financiamento estudantil com dívida em aberto.
O governo está investindo mais de R$ 774 milhões no programa para garantir que jovens de baixa renda tenham acesso ao ensino superior em instituições privadas.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi instituído em 1999, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. O programa foi criado para substituir o antigo Programa de Crédito Educativo (CREDUC), que existia desde 1976.
O Fies foi ampliado e reformulado ao longo dos anos, incluindo mudanças significativas em 2010, quando as taxas de juros foram reduzidas e o prazo de carência foi estendido.
Leia também | Sete mil mulheres se alistam no serviço militar em 2 dias
A pasta lançou em 2024, o Fies Social, que reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
A nova modalidade permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.
O Nordeste brasileiro tem praias deslumbrantes e clima ensolarado, que vem atraindo turistas de todo…
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo tem 193 países, representados…
Se você é apaixonado por histórias de amor envolventes, que misturam emoção, reviravoltas e momentos…
A Receita Federal desde 1º de janeiro de 2025 passou a ter acesso a um…
O Brasil, com sua vasta extensão territorial e rica diversidade cultural, guarda muitos segredos e…
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 600 milhões de pessoas…