No vasto universo do cinema, muitas produções que marcaram gerações acabam caindo no esquecimento com o passar do tempo. Filmes que foram amplamente assistidos e aclamados em suas épocas, hoje são raramente mencionados ou exibidos.
Este fenômeno ocorre devido à evolução do gosto do público, das tendências cinematográficas e da própria indústria, que constantemente busca se reinventar.
A seguir, revisitamos 12 filmes que já foram populares e que, de repente, parecem ter desaparecido das telas e das conversas.
A “Sessão da Tarde” foi um verdadeiro marco na vida de muitos brasileiros. Programas de TV como este se tornaram um ritual diário para quem cresceu nos anos 80 e 90.
Filmes como “O Máskara”, “Curtindo a Vida Adoidado” e “Os Goonies” são exemplos perfeitos de histórias que uniam famílias em frente à televisão.
Porém, com a mudança nos hábitos de consumo e a chegada do streaming, esses filmes têm sido raramente exibidos na TV aberta, perdendo seu espaço na memória coletiva das novas gerações.
Nos anos 90, estrelas como Meg Ryan, Julia Roberts e Hugh Grant dominavam as bilheterias com suas comédias românticas. Títulos como “Um Lugar Chamado Notting Hill” e “Sintonia de Amor” eram sinônimo de sucesso garantido.
Contudo, o gênero perdeu força com o tempo, sendo substituído por narrativas mais complexas e menos previsíveis. Embora ainda sejam amados por fãs saudosistas, esses filmes já não recebem o mesmo destaque de outrora.
Os anos 80 foram uma era dourada para o cinema de terror, com clássicos como “A Hora do Pesadelo”, “Sexta-Feira 13” e “Halloween”.
Esses filmes, que introduziram ícones como Freddy Krueger e Michael Myers, aterrorizavam o público com maestria. Porém, a crescente busca por filmes de terror mais explícitos e gráficos nos últimos anos fez com que os terrores mais psicológicos e menos sangrentos dos anos 80 perdessem espaço nas programações de TV e no streaming.
Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone e Bruce Willis foram os grandes heróis de ação dos anos 80 e 90. Filmes como “O Exterminador do Futuro”, “Rambo” e “Duro de Matar” garantiram seu lugar na história do cinema com cenas de ação épicas e inesquecíveis.
Contudo, a chegada de novas franquias, efeitos visuais mais sofisticados e heróis com histórias mais complexas reduziram a visibilidade desses clássicos, relegando-os a exibições esporádicas em canais fechados.
A Disney é conhecida por suas animações encantadoras que marcaram gerações. “A Bela e a Fera”, “O Rei Leão” e “Aladdin” são apenas alguns exemplos de filmes que fizeram parte da infância de muitos.
No entanto, a estratégia da empresa de lançar novos conteúdos e revisitar esses clássicos em versões live-action ou remasterizadas para streaming tem feito com que as animações originais sejam menos lembradas pelo público atual.
Antes do domínio absoluto da Marvel e da DC nos cinemas, outros super-heróis tentaram conquistar as telonas. Filmes como “Batman” (1989) de Tim Burton e “O Sombra” (1994) eram as grandes apostas do gênero.
Mas, com o desenvolvimento de efeitos especiais mais avançados e narrativas mais envolventes, esses pioneiros acabaram sendo ofuscados pelas novas produções e caíram no esquecimento.
Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li foram os grandes nomes das artes marciais no cinema, levando multidões aos cinemas com suas performances incríveis. Filmes como “Operação Dragão” e “O Mestre Invencível” popularizaram o gênero, mas, com o tempo, os filmes de artes marciais foram sendo substituídos por outros tipos de ação, e hoje em dia são raramente lembrados pelo grande público.
Veja também:
O gênero faroeste foi um dos mais populares durante grande parte do século XX. Ícones como John Wayne e Clint Eastwood eram sinônimos de filmes de qualidade e sucesso de bilheteria.
No entanto, com a mudança nas preferências do público e a diminuição da produção de filmes do gênero, os faroestes se tornaram um nicho, apreciado por um público cada vez mais restrito.
Nos anos 80 e 90, comédias pastelão como as de “Os Trapalhões” eram garantia de risadas e diversão. Porém, o humor evoluiu, e as piadas físicas e os exageros que marcaram essas comédias perderam espaço para outros tipos de humor, mais focados no diálogo e em situações do cotidiano.
Os vampiros góticos já foram grandes estrelas do cinema, com filmes como “Entrevista com o Vampiro” e “Drácula de Bram Stoker”.
No entanto, o sucesso da saga “Crepúsculo” trouxe uma nova interpretação dos vampiros, mais romântica e menos sombria, fazendo com que os antigos clássicos ficassem em segundo plano.
Filmes como “Guerra nas Estrelas” (hoje conhecido como “Star Wars: Uma Nova Esperança”) e “2001: Uma Odisseia no Espaço” foram revolucionários para a ficção científica.
Mas, com o avanço da tecnologia e a complexidade das novas produções, esses clássicos acabam ficando um pouco de lado nas listas de favoritos dos mais jovens.
Alfred Hitchcock e Roman Polanski foram mestres do terror psicológico, criando filmes que mantinham o público na ponta da cadeira. Porém, o foco crescente em cenas mais explícitas e chocantes no cinema de terror moderno diminuiu o espaço para produções que apostam mais no suspense e na construção de tensão.
Esses filmes, apesar de terem sido amplamente assistidos e comentados em suas épocas, hoje são lembrados com nostalgia por aqueles que os viveram. As novas gerações, no entanto, raramente têm a oportunidade de conhecer essas obras que ajudaram a moldar a história do cinema.
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…