filmes / Imagem freepik
No vasto universo do cinema, muitas produções que marcaram gerações acabam caindo no esquecimento com o passar do tempo. Filmes que foram amplamente assistidos e aclamados em suas épocas, hoje são raramente mencionados ou exibidos.
Este fenômeno ocorre devido à evolução do gosto do público, das tendências cinematográficas e da própria indústria, que constantemente busca se reinventar.
A seguir, revisitamos 12 filmes que já foram populares e que, de repente, parecem ter desaparecido das telas e das conversas.
A “Sessão da Tarde” foi um verdadeiro marco na vida de muitos brasileiros. Programas de TV como este se tornaram um ritual diário para quem cresceu nos anos 80 e 90.
Filmes como “O Máskara”, “Curtindo a Vida Adoidado” e “Os Goonies” são exemplos perfeitos de histórias que uniam famílias em frente à televisão.
Porém, com a mudança nos hábitos de consumo e a chegada do streaming, esses filmes têm sido raramente exibidos na TV aberta, perdendo seu espaço na memória coletiva das novas gerações.
Nos anos 90, estrelas como Meg Ryan, Julia Roberts e Hugh Grant dominavam as bilheterias com suas comédias românticas. Títulos como “Um Lugar Chamado Notting Hill” e “Sintonia de Amor” eram sinônimo de sucesso garantido.
Contudo, o gênero perdeu força com o tempo, sendo substituído por narrativas mais complexas e menos previsíveis. Embora ainda sejam amados por fãs saudosistas, esses filmes já não recebem o mesmo destaque de outrora.
Os anos 80 foram uma era dourada para o cinema de terror, com clássicos como “A Hora do Pesadelo”, “Sexta-Feira 13” e “Halloween”.
Esses filmes, que introduziram ícones como Freddy Krueger e Michael Myers, aterrorizavam o público com maestria. Porém, a crescente busca por filmes de terror mais explícitos e gráficos nos últimos anos fez com que os terrores mais psicológicos e menos sangrentos dos anos 80 perdessem espaço nas programações de TV e no streaming.
Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone e Bruce Willis foram os grandes heróis de ação dos anos 80 e 90. Filmes como “O Exterminador do Futuro”, “Rambo” e “Duro de Matar” garantiram seu lugar na história do cinema com cenas de ação épicas e inesquecíveis.
Contudo, a chegada de novas franquias, efeitos visuais mais sofisticados e heróis com histórias mais complexas reduziram a visibilidade desses clássicos, relegando-os a exibições esporádicas em canais fechados.
A Disney é conhecida por suas animações encantadoras que marcaram gerações. “A Bela e a Fera”, “O Rei Leão” e “Aladdin” são apenas alguns exemplos de filmes que fizeram parte da infância de muitos.
No entanto, a estratégia da empresa de lançar novos conteúdos e revisitar esses clássicos em versões live-action ou remasterizadas para streaming tem feito com que as animações originais sejam menos lembradas pelo público atual.
Antes do domínio absoluto da Marvel e da DC nos cinemas, outros super-heróis tentaram conquistar as telonas. Filmes como “Batman” (1989) de Tim Burton e “O Sombra” (1994) eram as grandes apostas do gênero.
Mas, com o desenvolvimento de efeitos especiais mais avançados e narrativas mais envolventes, esses pioneiros acabaram sendo ofuscados pelas novas produções e caíram no esquecimento.
Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li foram os grandes nomes das artes marciais no cinema, levando multidões aos cinemas com suas performances incríveis. Filmes como “Operação Dragão” e “O Mestre Invencível” popularizaram o gênero, mas, com o tempo, os filmes de artes marciais foram sendo substituídos por outros tipos de ação, e hoje em dia são raramente lembrados pelo grande público.
Veja também:
O gênero faroeste foi um dos mais populares durante grande parte do século XX. Ícones como John Wayne e Clint Eastwood eram sinônimos de filmes de qualidade e sucesso de bilheteria.
No entanto, com a mudança nas preferências do público e a diminuição da produção de filmes do gênero, os faroestes se tornaram um nicho, apreciado por um público cada vez mais restrito.
Nos anos 80 e 90, comédias pastelão como as de “Os Trapalhões” eram garantia de risadas e diversão. Porém, o humor evoluiu, e as piadas físicas e os exageros que marcaram essas comédias perderam espaço para outros tipos de humor, mais focados no diálogo e em situações do cotidiano.
Os vampiros góticos já foram grandes estrelas do cinema, com filmes como “Entrevista com o Vampiro” e “Drácula de Bram Stoker”.
No entanto, o sucesso da saga “Crepúsculo” trouxe uma nova interpretação dos vampiros, mais romântica e menos sombria, fazendo com que os antigos clássicos ficassem em segundo plano.
Filmes como “Guerra nas Estrelas” (hoje conhecido como “Star Wars: Uma Nova Esperança”) e “2001: Uma Odisseia no Espaço” foram revolucionários para a ficção científica.
Mas, com o avanço da tecnologia e a complexidade das novas produções, esses clássicos acabam ficando um pouco de lado nas listas de favoritos dos mais jovens.
Alfred Hitchcock e Roman Polanski foram mestres do terror psicológico, criando filmes que mantinham o público na ponta da cadeira. Porém, o foco crescente em cenas mais explícitas e chocantes no cinema de terror moderno diminuiu o espaço para produções que apostam mais no suspense e na construção de tensão.
Esses filmes, apesar de terem sido amplamente assistidos e comentados em suas épocas, hoje são lembrados com nostalgia por aqueles que os viveram. As novas gerações, no entanto, raramente têm a oportunidade de conhecer essas obras que ajudaram a moldar a história do cinema.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…