Finlândia busca estrangeiros para trabalhar nessas vagas: Lista
A Finlândia sofre com escassez de talentos em diversas áreas, e estão buscando cada vez mais trabalhadores estrangeiros
Já pensou em ter a oportunidade de trabalhar na Finlândia, eleita por sete anos consecutivos como o país mais feliz do mundo, onde se tem um excelente nível de qualidade de vida, e uma relação incrível entre a preocupação entre a vida pessoal e a vida profissional.
Pois é, se para você esses aspectos são interessantes, então você poderá ter a oportunidade de trabalhar no país. Isso porque a Finlândia vem sofrendo com a escassez de mão de obra em 33 profissões diferentes.
A escassez de mão de obra foi identificada no recente relatório EURES, publicado pela Autoridade Europeia do Trabalho, que calcula as áreas com trabalhadores excedentes e escassos dos países da União Europeia.
Em especial, a escassez está relacionado as áreas de saúde, engenharia, tecnologia da informação, processamento de metais e serviços alimentícios. O que pode representar excelentes oportunidades para trabalhadores estrangeiros (inclusive brasileiros) de conseguirem emprego no país.
Profissões com escassez de trabalhadores na Finlândia
Com base nos dados do último relatório EURES, as ocupações que estão sofrendo com a maior escassez de profissionais no país são os seguintes:
- Ajustadores e operadores de máquinas-ferramentas para trabalhar metais
- Enfermeiros
- Assistentes e terapeutas dentários
- Auxiliares de contabilidade e escrituração
- Auxiliares de limpeza e auxiliares em escritórios, hotéis e outros estabelecimentos
- Chefs, cozinheiros e cozinheiros de fast food
- Dentistas
- Desenvolvedores de software
- Desenvolvedores web e multimídia
- Encanadores
- Engenheiros civis
- Engenheiros de telecomunicações
- Engenheiros elétricos
- Fonoaudiólogos e fonoaudiólogos
- Garçons
- Médicos especialistas
- Médicos generalistas
- Montadores de máquinas mecânicas
- Motoristas de caminhões pesados
- Professores de necessidades especiais e educadores da primeira infância
- Profissionais de serviço social e aconselhamento
- Programadores de aplicativos
- Soldadores
- Supervisores de construção
- Trabalhadores da construção civil
- Trabalhadores de chapas metálicas
- Trabalhadores de cuidados infantis
- Trabalhadores de cuidados pessoais domiciliares
- Zeladores
Leia também | Os 7 países com o custo de vida mais caro do mundo em 2024
Trabalho na Finlândia para estrangeiros
Atualmente, os trabalhadores estrangeiros têm desempenhado um papel super importante no enfrentamento da escassez de mão de obra na Finlândia, dessa forma, o número de talentos internacionais no país tem crescido anualmente.
A população da Finlândia e de cerca de 5,5 milhões de pessoas, onde, com a geração Baby Boomer na idade de se aposentar, ou próximo a isso, o país diversas oportunidades para profissionais estrangeiros.
Na verdade, o Ministério de Assuntos Econômicos e Emprego da Finlândia, previu recentemente que o emprego no país estará gerando cada vez mais oportunidades — mesmo com as incertezas causadas pela guerra entre a Ucrânia e Rússia.
Dessa maneira, dados do Ministério de Assuntos Econômicos e Emprego, informaram que as perspectivas sobre novos emprego é realmente boa para estrangeiros, e a taxa de desemprego deve cair para 5% até o final de 2024.
Onde estão localizados os melhores empregos?
Vagas de emprego para estrangeiros estão disponíveis em todo o país. Contudo, a região metropolitana que consiste em Espoo, Helsinki e Vantaa é o maior centro. Essas cidades estão lado a lado e possuem uma extensa rede de transporte público compartilhada.
Outros centros com mais oportunidades e de rápido crescimento são: Tampere, Turku, Lappeenranta, Oulu, Jyväskylä, Kuopio, Lahti, Pori, Vaasa e Rovaniemi
Comentários estão fechados.