Chamadas

Funcionário é obrigado a participar do amigo oculto?

Final de ano chegando e todo mundo se preparando para os festejos do Natal. Nas empresas acontecem o famoso amigo oculto, brincadeira tradicional que envolve a troca de presentes surpresa. Neste momento fica uma dúvida. Os funcionários são obrigados a participarem do amigo oculto?

É preciso que fique bem claro que a brincadeira do amigo oculto é opcional, o funcionário não é obrigado a participar. Porém, é preciso que você esteja atento ao ambiente de trabalho e à cultura organizacional.

Para muitos empregadores, a brincadeira é vista como uma forma de socialização e integração com os colegas. Mas lembrando que mesmo assim, a participação não deve ser imposta.

Quem organiza o amigo oculto?

O amigo oculto ou secreto, na maioria das vezes é organizado pelos próprios trabalhadores. No entanto, o empregador precisa estar de acordo com a celebração. Geralmente a brincadeira acontece durante a jantares, almoços e festas de Natal da empresa. Mas a presença e participação não são obrigatórias, tanto por parte dos empregadores quanto pela presença de funcionários.

Dicas para quem vai participar do amigo oculto

Antes de mais nada, certifique-se de que todos concordem com um orçamento adequado para os presentes. Isso ajuda a evitar desconfortos e desigualdades. É bom que haja um limite de preços para a compra dos presentes.

Se possível, descubra um pouco sobre a pessoa que você sorteou. Pergunte discretamente a colegas próximos sobre os gostos e interesses dela. Tenha em mente que um presente criativo pode ser mais valorizado do que algo genérico. 

Você deve evitar presentes polêmicos como itens pessoais demais, de gosto duvidoso ou com mensagens polêmicas. Opte por presentes neutros e agradáveis.

Leia também | Briga no ambiente de trabalho pode causar demissão por justa causa?

O evento

Mostre-se envolvido e animado durante a troca de presentes. Isso ajuda a criar um ambiente descontraído e agradável. Invista um tempo extra na embalagem do presente para torná-lo ainda mais especial.

Receber um presente requer um agradecimento sincero. Mostre apreço pelo esforço e tempo que a pessoa dedicou para escolher o presente.

O evento é para que todos possam se divertir e aumentar a amizade dentro do ambiente de trabalho. Aproveite a ocasião para estreitar laços com seus colegas.

Lembrando, se você não se sentir confortável em participar, é aceitável recusar educadamente. É sempre bom comunicar ao chefe ou à equipe de recursos humanos sobre sua decisão, sem precisar expor motivos pessoais ou financeiros.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

As profissões que serão mais desvalorizadas no Brasil em 2025

No mercado de trabalho, naturalmente existem profissões mais e menos valorizadas. Quanto mais valorizada uma…

49 minutos atrás

Conheça os piores cursos tecnólogos para conseguir emprego

Os cursos tecnólogos possuem uma formação mais curta e geralmente possibilitam que os estudantes ingressem…

9 horas atrás

5 empresas com ótimos programas de Trainee

Diferente dos estágios, os programas de trainee são voltados para estudantes do último ano do…

11 horas atrás

Quais são os 10 países que trabalham mais horas?

Quando se fala de jornada de trabalho, o Brasil costuma apresentar uma jornada acima da…

12 horas atrás

7 sinais de que você teve uma boa ideia de negócio e deve investir

Nem toda ideia de negócio vale o investimento, mas algumas têm aquele potencial especial. Se…

13 horas atrás

5 profissões que trabalham com empresas no exterior mas sem sair de casa

A globalização e o avanço da tecnologia tornaram possível trabalhar para empresas no exterior sem…

13 horas atrás