Gordura no fígado: 6 hábitos que você precisa adotar para evitar esse mal
Manter uma vida saudável requer compromisso e a rotina corrida da maioria das pessoas e as preocupações diárias fazem com que grande parte da população leve uma vida desregrada, mas hábitos ruins podem trazer problemas à saúde, como gordura no fígado.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), a esteatose hepática (gordura no fígado) é uma doença que atinge uma grande parcela da população mundial, aproximadamente 30% da população sofre com a doença.
Essa a doença popularmente conhecida como gordura no fígado é um dos problemas de saúde que agem silenciosamente, quando ele se torna perceptível, esse mal já está em estágio avançado.
Entenda o que é a esteatose hepática
Bilhões de pessoas no mundo todo sofrem com essa doença que age de maneira silenciosa, esse problema de saúde acontece pelo excesso de gordura nas células do fígado, o que pode causar inflamação e afetar o funcionamento do órgão.
A gordura no fígado é um problema de saúde que pode afetar pessoas de todas as idades. Alguns fatores como consumo excessivo de álcool, obesidade, diabetes, colesterol alto e uso prolongado de medicamentos podem colaborar para o avanço desse distúrbio.
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, site do Ministério da Saúde do Brasil, as esteatoses hepáticas podem ser classificadas em alcoólicas (provocadas pelo consumo excessivo de álcool) e não alcoólicas.
Leia também: Trabalhador Alcoólatra Ou Dependente Químico Não Pode Mais Ser Demitido
Sintomas da gordura no fígado
Os sintomas da esteatose hepática são os seguintes:
- Dor abdominal;
- Fadiga;
- Perda de apetite;
- Náusea e vômito;
- Amarelamento da pele e dos olhos, inchaço na barriga e aumento do fígado (em casos graves).
Caso você esteja apresentando algum dos sintomas, não pense duas vezes, procure um médico! Sua saúde é algo importante, não se esqueça.
Hábitos que você precisa adotar para evitar essa doença
Confira abaixo alguns hábitos que vão te ajudar a evitar a gordura no fígado e adote esses hábitos o mais rápido possível:
- Não consuma sódio, gordura e açúcar em EXCESSO;
- Consuma mais frutas e legumes;
- Evite alimentos industrializados e processados;
- Substitua refrigerantes e sucos artificiais por água ou sucos naturais;
- Não consuma bebidas alcoólicas em excesso, já citamos no tópico anterior, mas destacamos novamente;
- Pratique exercícios regularmente.
Adotar uma alimentação saudável pode ser difícil, mas valorize a sua saúde, se alimente bem, esse é um investimento que você jamais vai se arrepender, cuidar de você! Lembre-se, ter uma vida saudável vai te ajudar a aproveitar melhor seus momentos com amigos e família.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.