Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Governo define prazo para brasileiros atualizem o RG, confira

Entenda os prazos para emissão do novo RG e como atualizar o documento

A atualização do RG será necessária para todos os brasileiros, afinal de contas o governo está colocando um fim no modelo atual do documento e implementando a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

No entanto, devido a tantas informações acerca da nova Carteira de Identidade Nacional, também chamada de novo RG, muitos brasileiros estão confusos quanto aos prazos necessários para troca do documento.

Principalmente porque o novo RG deveria estar sendo emitido por todos os estados, contudo, devido aos processos de implementação, os estados vão começar a emitir o novo documento somente a partir de novembro.

Qual prazo para emitir o novo RG?

Primeiro de tudo precisamos lembrar que a emissão oficial do novo RG por todos os estados terá início em novembro, quando todos os órgãos de identificação do país estarão com os sistemas atualizados e aptos para a emissão do documento.

Quanto aos prazos, os brasileiros podem respirar despreocupados, pois todo e qualquer cidadão terá até 2032 para trocar o atual modelo do RG que possuem pela nova Carteira de Identidade Nacional.

Isso porque o governo definiu que começará a exigir o novo documento somente em 2032, ou seja, até lá todos os cidadãos terão tempo mais que suficiente para realizar a troca do documento com calma.

Onde tirar o novo RG?

Quando os estados estiverem aptos a emitir o novo RG, será possível tirar o documento em qualquer órgão de identificação do seu município, como, por exemplo, no Expresso Cidadão e nas redes Poupa Tempo.

Para tirar o novo documento de identidade, os cidadãos devem ter em mãos:

  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Documento oficial com foto;
  • CPF regularizado.

O que muda no novo documento?

A principal mudança do novo RG está na implementação do CPF como numeração única do documento, ou seja, seu atual número de RG deixará de existir.

O novo documento contará com um QR Code que facilita a leitura por qualquer dispositivo apropriado, inclusive por um smartphone.

A nova Carteira de Identidade poderá ser utilizada para viagens fora do país, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado de MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo utilizado em passaportes.

Contudo, até o momento o Brasil possui acordo para uso do documento de identidade nos postos imigratórios apenas em países do Mercosul.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.