Chamadas

Governo diz que Brasil não terá horário de verão em 2024

Se você estava esperando pelo horário de verão, não vai gostar da decisão do governo federal. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o país não adotará o Horário de Verão. A informação foi dada durante uma coletiva de imprensa em Brasília, nesta quarta-feira (16).

De acordo com ele, a estabilidade nos índices dos reservatórios, graças a ações de redução de vazão em hidrelétricas, tornou desnecessária a implementação do horário de verão neste momento. Ele também disse que o custo-benefício seria pequeno se a medida fosse adotada agora, considerando que o pico de benefícios ocorre nos meses de outubro e novembro.

No entanto, a decisão do governo contraria a recomendação dada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que defendia o retorno do horário de verão como medida essencial para enfrentar a grave crise hídrica vivida pelo país. O órgão disse que a medida contribuiria para reduzir a demanda e o consumo de energia.

Porém, o ministro pensa diferente. “Nós temos a segurança energética assegurada, há o início de um processo de restabelecimento ainda muito modesto da nossa condição hídrica. Temos condições de chegar depois do verão em condição de avaliar, sim, a volta dessa política em 2025”, comentou Alexandre Silveira.

O Brasil teve horário de verão pela última vez entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019.

Leia também | 16 cursos grátis para estudar em universidade da Europa

A história do Horário de Verão

O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Naquela época, o então Presidente da República, Getúlio Vargas, estabeleceu essa prática com o objetivo de aproveitar a luz solar e economizar energia elétrica durante os meses mais quentes do ano. Desde então, o horário de verão passou por interrupções e reavaliações ao longo dos anos, mas sua primeira implantação marcou um marco importante na história do país.

Sob o governo civil de José Sarney, o horário de verão foi retomado como uma forma de ajudar o país a economizar energia, entre 1986/1987. A partir daquele ano, ele foi adotado anualmente em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O horário de verão continuou sendo implementado até o ano de 2019. Em 2020, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu não adotar mais o horário de verão.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

1 mês atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

1 mês atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 mês atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

1 mês atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

1 mês atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 mês atrás