Se você estava esperando pelo horário de verão, não vai gostar da decisão do governo federal. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o país não adotará o Horário de Verão. A informação foi dada durante uma coletiva de imprensa em Brasília, nesta quarta-feira (16).
De acordo com ele, a estabilidade nos índices dos reservatórios, graças a ações de redução de vazão em hidrelétricas, tornou desnecessária a implementação do horário de verão neste momento. Ele também disse que o custo-benefício seria pequeno se a medida fosse adotada agora, considerando que o pico de benefícios ocorre nos meses de outubro e novembro.
No entanto, a decisão do governo contraria a recomendação dada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que defendia o retorno do horário de verão como medida essencial para enfrentar a grave crise hídrica vivida pelo país. O órgão disse que a medida contribuiria para reduzir a demanda e o consumo de energia.
Porém, o ministro pensa diferente. “Nós temos a segurança energética assegurada, há o início de um processo de restabelecimento ainda muito modesto da nossa condição hídrica. Temos condições de chegar depois do verão em condição de avaliar, sim, a volta dessa política em 2025”, comentou Alexandre Silveira.
O Brasil teve horário de verão pela última vez entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019.
Leia também | 16 cursos grátis para estudar em universidade da Europa
O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Naquela época, o então Presidente da República, Getúlio Vargas, estabeleceu essa prática com o objetivo de aproveitar a luz solar e economizar energia elétrica durante os meses mais quentes do ano. Desde então, o horário de verão passou por interrupções e reavaliações ao longo dos anos, mas sua primeira implantação marcou um marco importante na história do país.
Sob o governo civil de José Sarney, o horário de verão foi retomado como uma forma de ajudar o país a economizar energia, entre 1986/1987. A partir daquele ano, ele foi adotado anualmente em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O horário de verão continuou sendo implementado até o ano de 2019. Em 2020, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu não adotar mais o horário de verão.
Se você tem ou está pensando em alugar um terreno e quer fazer esse espaço…
O português é lindo, cheio de charme, mas não podemos negar: às vezes, parece que…
Você já reparou que as melhores ideias surgem nos momentos mais inusitados de criatividade? Pode…
Morar sozinho. Para muitos, esse é um sonho de liberdade, independência e aquele gostinho de…
Está chegando aquela data cheia de promessas de ofertas irresistíveis, preços nunca antes vistos e…
Você sabia que uma profissão antiga, daquelas que muita gente achava que tinha caído no…