Chamadas

Governo e Serasa se Unem para ampliar alcance do Desenrola Brasil

Na quarta-feira, 15 de fevereiro, em São Paulo, o Ministério da Fazenda anunciou uma parceria com a Serasa para aumentar o alcance e facilitar o acesso ao Desenrola Brasil – programa para renegociação de dívidas do governo federal.

Desta forma, a partir de agora, quando o cidadão entrar no sistema da Serasa vai poder ser direcionado ao site do programa Desenrola. Antes, o acesso ocorria apenas pela plataforma Desenrola.Gov.br.

“Isso tem o intuito de facilitar o acesso de quem já é cliente de outros parceiros. A gente abriu essa possibilidade para que a pessoa faça o login no parceiro do Desenrola e aí ele será direcionado para o ambiente da plataforma, sem precisar fazer novo login”, explicou Alexandre Ferreira, coordenador-geral de Economia e Legislação do Ministério da Fazenda.

Ferreira também disse que as condições de renegociação serão as mesmas. “Nesse ambiente ele vai ter acesso às mesmas condições de renegociação – com pagamento que pode ser à vista ou parcelado, sem entrada e início do pagamento em 60 dias – e com os mesmos descontos que temos até aqui”, completou.

Os usuários que fizerem o login com CPF e senha no site ou no aplicativo da Serasa poderão clicar em Negociar Dívidas. Na aba Minha Dívidas, vai aparecer uma lista de propostas para negociação da dívida.

Segundo a Agência Brasil, até este momento, a plataforma do Desenrola Brasil já beneficiou cerca de 12 milhões de brasileiros, somando R$ 35 bilhões em dívidas renegociadas. O programa termina em 31 de março.

Leia também | 7 melhores cursos para quem quer trabalhar no exterior

Como funciona o Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal lançada em 17 de julho de 2023 para ajudar a renegociação de dívidas da população, podendo auxiliar na redução do endividamento do país.  

O programa tem como objetivo ajudar as pessoas com CPF negativado, ou seja, que têm dívida inscrita nos cadastros de inadimplentes do país, como a Serasa e o SPC Brasil, entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022 de acordo com as regras do programa.  

Na última fase do programa, que vai até 31 de março de 2024, podem participar pessoas com renda de até 2 salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

6 cursos rápidos que vão te ajudar a conseguir emprego em 2026

2026 está cada vez mais próximo e muitas pessoas desejam conseguir um emprego ou até…

1 semana atrás

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

1 mês atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

2 meses atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

2 meses atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

2 meses atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

2 meses atrás